Aprovada pelo Senado nova opção de dedução no Imposto de Renda: Entenda como funciona
Os contribuintes que ainda não fizeram a declaração do Imposto de Renda têm até a próxima quarta-feira (31) para regularizar sua situação com a Receita Federal. No entanto, a partir do próximo ano, os contribuintes poderão encontrar algumas maneiras de reduzir sua carga tributária.
Anúncios
Na terça-feira passada (23), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou um projeto que permite que pessoas físicas deduzam do Imposto de Renda doações destinadas a projetos de pesquisa científica e tecnológica.
De acordo com o Senado, o texto aprovado pela CAE e que segue para o Plenário altera os parâmetros de isenção. Segundo o projeto de lei, será possível destinar até 6% do Imposto de Renda a ser pago para doações desse tipo.
Atualmente, a legislação brasileira permite que pessoas físicas destinem até 6% de seu imposto de renda a entidades e projetos culturais e sociais, incluindo fundos nacionais, estaduais e municipais dos direitos da criança, do adolescente e dos idosos.
É importante destacar que, ao optar por fazer a doação no momento da declaração, o percentual atualmente é de até 3%.
Como realizar a doação do Imposto de Renda:
A opção de realizar doações está disponível para os contribuintes que optam pelo modelo completo na declaração do Imposto de Renda.
O processo é simples e segue os seguintes passos:
- Acesse o programa IRPF23 e vá para o menu de Fichas da Declaração.
- Clique em “Doações diretamente na declaração”.
- Na nova aba, escolha o fundo para o qual deseja fazer a doação, como “criança e adolescente” ou “pessoa idosa”.
- Clique em “novo” e selecione o tipo de fundo: “municipal”, “estadual” ou “nacional”.
- O programa irá gerar automaticamente o CNPJ e calcular o valor disponível para doação.
- Insira o valor que deseja doar, respeitando o limite estabelecido.
- Ao concluir a declaração, imprima o Darf para efetuar o pagamento das doações. Essa opção está disponível no menu principal, em “Imprimir”.
- Caso tenha feito doações para mais de um fundo, será necessário imprimir um DARF para cada um deles.
Também é possível realizar a doação por meio da aba “Doações Diretamente na Declaração”. Essa opção refere-se às doações destinadas ao fundo da criança e do adolescente e ao fundo da pessoa idosa. É importante efetuar o pagamento até o último dia para a entrega da declaração.