Ensinando Economia Para as Crianças

Economia para crianças deve ser um assunto sério, esse é o melhor momento para que os pequenos comecem ter um primeiro contato com a educação financeira. Esse incentivo vai ajudar as crianças a se tornarem adultos mais conscientes em sua vida econômica, e se é responsável por alguma criança e deseja ajudar nessa formação leia todo o artigo até o final.

Anúncios

Fonte: Envato

4 dicas para ensinar economia para as crianças

DICA 1- Faça da mesada sua aliada na educação financeira dos pequenos.

Use a mesada para passar uma educação financeira de qualidade para as crianças. Esse é o primeiro contato com o dinheiro, tente dar um valor fixo, compatível com a idade da criança. E após isso oriente a criança sobre como gastar com responsabilidade, e ensine a poupar. Ensine sempre ao seu filho, ou sobrinho, a dar valor ao que foi recebido.

Dica 2- Ensine o hábito de poupar

Ensine a criança a poupar para comprar algo que deseja como um brinquedo, muitas crianças recebem sua mesada e rapidamente gastam com comida ou brinquedos. Mas se realmente quer ensinar economia para crianças deve passar para eles que o dinheiro acaba quando não é usado da maneira correta, e quando gastam mais do que deveriam, ficam sem aquele valor pelo resto do mês.

Dica 3- Ensine a criança a comprar o que é útil para ele

Ensinar economia para crianças não é tarefa fácil, mas vale muito a pena. Tente ensinar o pequeno a compreender o que é realmente útil para sua vida, e o que pode ser dispensável. Explique a diferença entre o que é necessidade, e o que é supérfluo, estimule a ter objetivos para o dinheiro que foi recebido. Assim, desde pequeno ele aprende a valorizar o que ganha, e só consumir o que precisa.

Dica 4- Inclua a criança em alguma decisão financeira da casa

A economia para crianças pode ser ensinada quando você os inclui em alguma decisão financeira de sua casa. Uma ida ao supermercado pode ser ótimo para isso. Peça a criança para verificar os preços e ofertas dos produtos de sua lista de compras. Isso vai, anima-lo a procurar por produtos em ofertas ou com desconto.
Você também pode dar uma quantia e pedir que vá comprar alguns itens no mercado próximo a sua casa. Desse jeito, ao pesquisar e comparar preços, a criança aprende economia muito mais fácil.

Dicas finais

Seguindo nossas sugestões para ensinar economia para crianças você mostrará a eles como economizar pode ser divertido, e, ao mesmo tempo útil, eles aprenderão a gastar com muito mais consciência. Gastar de maneira equilibrada e poupar desde a infância, faz diferença na vida dos pequenos. Preparando-os assim para seu futuro, ensine economia para as crianças, e eduque quem você ama!

Se você gostou desse artigo, não deixe de conferir as dicas que separamos abaixo.

→ Como Abrir Uma Conta Poupança Para Seus Filhos?

Por Rafael Mansberger – Especialista em crédito – @rafaelmansberger – E-mail: [email protected]

Espera...