Publicidade

6 dicas para transformar seu cartão de crédito em aliado

Você pode ter o cartão de crédito como um super aliado na vida, vamos te ensinar como!

Por:

Publicidade

Fonte: Google

Com certeza já devem ter te avisado sobre os prejuízos que podem ser causados pelo uso indevido do cartão de crédito.

Mas a verdade é que ele é apenas uma ferramenta e como todas as ferramentas pode ser utilizado tanto para ajudar como atrapalhar alguém.

Ter um cartão de crédito traz inúmeras vantagens, como a praticidade e comodidade em compras online, a segurança quando comparado ao dinheiro e a facilidade de controle através de aplicativos ou sites.

Como infelizmente é comum vermos pessoas se endividarem por o utilizarem de forma errada, trouxemos dicas que vão te mostrar como fazer desse instrumento um aliado na sua caminha rumo a independência financeira.

1. Utilize poucos cartões

Tenha poucos cartões ou melhor ainda, tenha só 1.

Concentre todos os gastos em um único lugar, assim você não corre o risco de se confundir com as datas de pagamento ou acabar se enrolando ao descobrir que a soma de todas as faturas é muito maior do que você esperava.

2. Não tenha um limite muito alto

Tente manter seu limite em no máximo 50% do seu salário.

Isso vai evitar que você faça compras indevidas que comprometam muito da sua renda ou crie muitas parcelas.

3. Não pague boletos de serviços

Ter um cartão de crédito pode ser muito útil para concentrar seus gastos em um só lugar e ter no fim do mês uma lista com tudo que foi comprado.

No entanto, nunca pague boletos, impostos ou serviços como energia ou gás no cartão, pois as taxas para esse recurso costumam ser altíssimas já que a operadora te adianta esse valor para que você pague apenas na outra fatura.

4. Tenha cartões que não cobrem anuidade

Se o seu banco cobra anuidade pelo cartão de crédito talvez seja hora de trocá-lo.

Procure por bancos que ofereçam contas digitais sem taxas de manutenção ou anuidade e se seu limite for muito bom e por algum motivo você achar que não pode abrir mão dele, negocie com sua operadora.

Como eles nunca querem perder clientes, com um pouco de persistência você pode acabar conseguindo diminuir a anuidade ou até acabar com ela.

5. Aproveite promoções e vantagens

A maioria das operadoras de cartão de crédito oferecem promoções e benefícios exclusivos que podem e DEVEM ser utilizados.

Algumas proporcionam descontos ou brindes em determinadas lojas, outros têm programas de pontos e milhas que podem ser trocados por viagens ou produtos.

6. Não atrase ou parcele faturas

Com juros que podem chegar a 15% do valor do débito + multa + IOF não fica difícil entender porque essa é uma das primeiras despesas que devem ser pagas, não é?

Não atrase o pagamento ou parcele suas faturas, caso contrário você pode acabar vendo sua divida tomar proporções inimagináveis em pouquíssimo tempo.

Aplicando todas essas dicas você vai conseguir manter uma boa relação com seu cartão, minimizando os riscos e conservando todos os benefícios.

Comece agora, sua saúde financeira agradece!

Por Rafael Mansberger – Especialista em crédito – @rafaelmansberger – E-mail: [email protected]

Recomenda

Últimas