Turquia discute Gaza com Egito e Jordânia, diz fonte


Turquia discute Gaza com Egito e Jordânia, diz fonte

O ministro das Relações Exteriores turco, Hakan Fidan, discutiu a situação em Gaza e a necessidade de um cessar-fogo urgente no local com seus colegas egípcio e jordaniano em ligações separadas neste domingo, disse uma fonte diplomática turca.

Anúncios

A Turquia, que intensificou acentuadamente as suas críticas a Israel à medida que a crise humanitária em Gaza se intensificou, apoia uma solução de dois Estados.

O país também acolhe membros do grupo militante palestiniano Hamas, que, ao contrário dos Estados Unidos, União Europeia e de alguns estados do Golfo, não considera uma organização terrorista.

Fidan trocou opiniões com o ministro das Relações Exteriores da Jordânia, Ayman Safadi, e com o ministro das Relações Exteriores do Egito, Sameh Shoukry, sobre medidas que podem ser tomadas para “interromper os ataques contra a população civil em Gaza” e alcançar um cessar-fogo urgente, acrescentou a fonte.

Fidan e Shoukry também discutiram os esforços para garantir o fornecimento contínuo e desimpedido de ajuda humanitária a Gaza, disse a fonte.

Ancara tem acusado repetidamente Israel de ter civis como alvo, de cometer crimes de guerra e de violar o direito internacional.

Israel diz que tem como alvo o Hamas, e não os civis, e que o grupo islâmico está a usar os residentes como escudos humanos.

(Reportagem de Tuvan Gumrukcu)

Fonte: Reuters

Espera...