Sony aposta no negócio de produção virtual usando sua força em hardware


Sony aposta no negócio de produção virtual usando sua força em hardware

A Sony está aumentando seu foco no negócio de produção virtual, no qual está observando um crescimento que bate o mercado, disse um executivo da empresa, aproveitando a força da tecnologia do conglomerado de entretenimento japonês.

Anúncios

O negócio, que oferece instalações de produção virtual para cineastas e emissoras, envolve o uso de uma parede de painéis de diodo emissor de luz (LED) que exibem imagens — uma paisagem de ficção científica ou uma paisagem urbana do centro da cidade — que são integradas à cena à medida que ela é filmada.

Uma alternativa às telas verdes, em que os efeitos digitais são adicionados em um estágio posterior, as vantagens do sistema incluem reflexos mais realistas criados pela luz dos painéis e maior imersão para os atores no set.

A Sony vê sua vantagem na força da empresa em termos de hardware — o conglomerado fabrica tudo, desde sensores de imagem para câmeras até paredes de vídeo de LED de grandes dimensões — e na experiência em produção de filmes.

“É porque temos o hardware que podemos recriar no mundo virtual”, disse Yasuharu Nomura, chefe de produção virtual da Sony, em uma entrevista.

Nas últimas décadas, a Sony se desfez de linhas de produtos eletrônicos em dificuldades para se concentrar em jogos, filmes e música, mas ainda fabrica hardwares, como câmeras de cinema. A empresa é uma investidora da Epic Games, cujo Unreal Engine é usado para gerar ambientes digitais.

A Sony diz que seu negócio de produção virtual está crescendo cerca de 35% ao ano, mais rápido do que o mercado em geral, com uma proporção cada vez maior de vendas prevista para vir de serviços.

A empresa está lançando melhores painéis, câmeras e opções de serviços, além de oferecer “captura volumétrica”, em que as performances são filmadas de vários ângulos para visualização em realidade virtual.

A tecnologia de produção virtual ganhou atenção após seu uso na série de ficção científica “The Mandalorian”, da Walt Disney, que utilizou a empresa de efeitos visuais Industrial Light & Magic.

“O mercado ainda está engatinhando, portanto, há oportunidade de expansão para a Sony”, disse Kota Ezawa, analista do Citigroup.

Espera...