Anúncios

Simulador de investimento: o que é e qual a sua importância?

Se você pretende começar a investir, o simulador de investimentos pode ser seu principal aliado. Nesse artigo, vamos explicar como ele funciona e qual é a sua importância!

simulador de investimento
Fonte: Google
Anúncios

Você já ouviu falar de simulador de investimento?

Ele se faz uma ferramenta importante sobretudo para investidores que querem ter uma ideia da rentabilidade do investimento que estão escolhendo.

Mas os simuladores de investimento podem principalmente te ajudar a encontrar a opção mais adequada aos seus objetivos.

Vamos entender no que consiste essas plataformas e qual a sua importância?

Quando estamos procurando um investimento, nos deparamos com uma lista enorme de opções, não é mesmo?

Seria bem mais fácil se pudéssemos comparar as opções facilmente levando em consideração as principais características de cada um.

O simulador de investimento faz justamente isso e te proporciona uma visão ampliada sobre as alternativas que você pode escolher.

Com a ajudinha dos simuladores, você pode encontrar facilmente a melhor opção de investimento para você sem tanto estresse ou dor de cabeça.

A dinâmica de funcionamento do simulador de investimento

A depender do simulador de investimento que você consultar, pode ser que hajam diferenças perceptíveis em cada um deles.

Mas eles tendem a funcionar de maneira bem similar.

Por exemplo, é comum você encontrar nesses sites ou plataformas uma aba apenas de investimentos de renda fixa.

Os investimentos de renda fixa são aqueles nos quais todas as regras relativas a rentabilidade são definidas e informadas ao investidor no início. No momento da contratação.

Nessa aba você tem a opção de colocar o valor que você pretende investir.

Por exemplo, dois mil reais, e igualmente o prazo que deseja investir o respectivo valor.

A partir de então são listados em sua tela todas as principais opções de investimento de renda fixa.

Facilmente você consegue comparar os resultados.

Nas plataformas mais completas, você vai encontrar informações tais como o rendimento previsto para o período e pode dessa forma determinar qual instituição apresenta a melhor rentabilidade para você dentro do tempo estimado de investimento.

Simulador de investimento para o Tesouro Direto

Há plataformas que trabalham com a simulação quanto ao investimento no Tesouro Direto.

O Tesouro Direto consiste na compra e venda de títulos públicos e com esse simulador você consegue ter uma projeção quanto a rentabilidade que você terá nessa negociação.

O mais importante é que se você não sabe qual título comprar, a depender da plataforma que você está, é possível receber uma orientação quanto qual a melhor.

Por exemplo, há alguns simuladores de investimento que te orientam quanto aos seus objetivos pessoais.

Como, conquistar a aposentadoria, carro novo, formar uma reserva de emergência e qual título está mais de acordo com isso.

Não será mais uma luta encontrar o investimento certo para os seus objetivos.

O simulador de investimento acaba sendo um interessante aliado, porque realmente quando nos deparamos com a variedade de títulos públicos que podemos comprar, podemos acabar perdendo boas oportunidades que se adequam melhor ao nosso perfil simplesmente por não compararmos adequadamente as opções.

O Tesouro Direto é uma opção atrativa de investimento, independente dos títulos que você escolha.

Ele se faz uma opção que deve ser cogitada para quem quer deixar a caderneta de poupança, que embora ainda tenha a fama de ser a queridinha dos brasileiros, já se mostrou não ser nem de longe a melhor nem a mais segura alternativa de investimento hoje.

Por falarmos em opção de investimento, se você consultar um simulador de investimento hoje, vai perceber que uma boa escolha de investimento é o Tesouro IPCA.

Ele sempre renderá para o investidor acima do índice inflacionário.

O que garante uma rentabilidade boa e assegura que o dinheiro não perca seu valor ao longo do período.

Simulador de investimento na Bolsa de Valores

A Bolsa de Valores é um tipo de investimento que acaba afugentando muitos investidores que por medo preferem opções mais seguras e assertivas para onde direcionarem o seu dinheiro e garantir retorno.

De fato, a Bolsa de Valores exige um pouco de experiência e não deve ser encarada como um investimento isento de riscos.

Uma vez que você pode sim ter perdas se não souber como investir por meio da Bolsa de Valores.

De qualquer maneira, há simuladores de investimento com foco na Bolsa que podem te ajudar na compra das ações.

Antes de mais nada, é preciso que fique claro que simulador de investimento não garante rentabilidade, ou seja, ele trabalha com uma possível projeção com base em cálculos e estimativas.

O cenário pode não se concretizar.

Continuando, os simuladores que tem o seu foco na Bolsa de Valores costumam analisar o histórico dos ativos de modo a estimar a rentabilidade futura.

Alguns simuladores ainda permitem que você tenha uma ideia de quanto teria recebido se ao longo de um período tivesse investido nas ações de uma determinada empresa ou marca.

Em uma rápida busca pela internet, pode ser que você tenha dificuldades para encontrar simuladores de investimento que trabalhem com projeções futuras acerca dos rendimentos da Bolsa.

Grande parte das plataformas se restringem a trazer um panorama histórico.

Por Rafael Mansberger – Especialista em crédito – @rafaelmansberger – E-mail: [email protected]

Caroline

por

Caroline