Senado aprova projeto que cria auxílio gasolina. - Formoney

Senado aprova projeto que cria auxílio gasolina.

O plenário do Senado aprovou essa semana o PL 1.472/21, que cria regras para estabilização dos preços de combustíveis.

A proposta estabelece um sistema de preços, que irá limitar a variação, e uma conta Federal para financiar essa ferramenta.

auxílio combustível jurisprudência
Fonte: Google

Assim sendo, foi incluso em uma das propostas a previsão de um auxílio gasolina para motoboys, taxistas, motoristas de aplicativos e condutores de pequenas embarcações, onde o valor a ser pago será de até R$ 300 por mês.

Motoristas de ciclomotor ou motos de até 125 cilindradas receberão auxílio de 100 reais.

Custo Auxílio Gasolina

O custo total está limitado a R$ 3 bilhões. O auxílio gasolina —chamado de Auxílio Combustível Brasileiro (ACB)— será pago, prioritariamente, aos beneficiários do programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família).

A proposta também estabelece o reforço do auxílio-gás, com a ampliação do alcance do benefício que financia parte dos custos com os botijões, de 5,5 milhões e famílias, para 11 milhões.

O teto para o pagamento do auxílio-gasolina é de 3 bilhões de reais. A prioridade é para famílias beneficiárias do programa Auxilio Brasil.

Horas antes da aprovação da proposta no Senado, a Petrobras informou que o valor da gasolina seria aumentando em 18,8%, e o diesel, em 24,9%. O gás de cozinha terá uma aumento de 16,1%.

auxilio gasolina maranhão
Fonte: Google

Os senadores afirmaram que o sistema proposto é a solução “possível” neste momento para a crise do petróleo, mas defenderam que o Brasil busque a autossuficiência na produção de combustíveis para não depender de importações.

→ ACB

O auxílio combustível previsto no projeto é intitulado de ACB – Auxílio Combustível Brasileiro e será um valor mensal a ser pago pelo governo Federal para taxistas, motoristas de aplicativo, motociclistas e condutores de pequenas embarcações.

A iniciativa veio de emendas dos senadores Alessandro Vieira e Eduardo Braga. Alessandro lembrou que a legislação veda a concessão de benefícios em ano de eleições, como é o caso de 2022, mas ponderou que o ACB se justifica porque é uma compensação para o consumidor de baixa renda.

“Não estamos concedendo uma vantagem para o consumidor. Estamos tentando reduzir o dano causado por situações externas, totalmente estranhas ao controle dos brasileiros. Tranquilizo aqueles que têm uma preocupação exagerada com este tema. Não se trata de medida eleitoreira, trata-se de tentar garantir um mínimo de normalidade para aquele cidadão que mais precisa”, disseram os parlamentares.

_____________________________________________

Não deixe de ver a opção que separamos abaixo para você! ↓

→ VEJA: Os top 3 melhores cartões eleitos por nossos leitores:

1º LUGAR: 4.394 VOTOS: ⭐ ⭐ ⭐ ⭐ ⭐  –  Avenue Banking: Banco americano no Brasil que oferece conta bancária e cartão com rendimento em dólar.

2º LUGAR: 3.924 VOTOS: ⭐ ⭐ ⭐ ⭐    –  Conta e cartão de crédito BV: Zero taxas e aprovação facilitada.

3º LUGAR: 2.912 VOTOS: ⭐ ⭐ ⭐          –  Cartão de Crédito Inter para negativados: Veja aqui como conseguir o seu.

 

Espera...