Republicano Jim Jordan perde 3ª votação para presidente da Câmara dos Deputados dos EUA

O republicano Jim Jordan perdeu nesta sexta-feira uma terceira votação para se tornar presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, deixando a Casa incapaz de responder ao pedido do presidente Joe Biden de ajuda para Ucrânia e Israel.
Anúncios
A oposição à candidatura dele dentro do seu partido cresceu, com 25 parlamentares republicanos votando contra ele, mais do que os 22 que se opuseram na segunda rodada de votação na quarta-feira. Jordan recebeu 194 votos, bem aquém dos 214 necessários para assumir o cargo.
Terminando agora a sua terceira semana de trabalho sem um líder, a Câmara não pode agir sobre um pacote de segurança nacional de 106 bilhões de dólares apresentado por Biden nesta sexta-feira que reforçaria a segurança da fronteira dos EUA e enviaria bilhões para Israel e Ucrânia.
Não estava claro se Jordan abandonaria a sua candidatura à liderança.
Os republicanos considerariam suas opções em uma reunião privada após a votação.
Aliado próximo de Donald Trump, Jordan foi um “ator significativo” nas tentativas do ex-presidente de reverter a vitória de Biden nas eleições de 2020, de acordo com uma investigação do Congresso.
“Acho que houve todos os tipos de problemas com as eleições de 2020, e fui claro sobre isso”, disse ele em entrevista coletiva antes da votação.
A estreita e dividida maioria republicana não conseguiu se unir em apoio a Jordan ou a qualquer outro candidato para substituir Kevin McCarthy, que foi deposto da presidência da Câmara por alguns membros do partido em 3 de outubro. Eles também não conseguiram chegar a acordo sobre um plano alternativo que permitiria à Câmara aprovar legislação.
Os republicanos controlam a Câmara por uma estreita maioria de 221 a 212, embora alguns membros tenham faltado à votação de sexta-feira.
O total de votos de Jordan foi inferior ao obtido por McCarthy em 15 cansativas rodadas de votação em janeiro.
No entanto, alguns dos apoiadores de Jordan disseram que ele deveria continuar tentando. “Acreditamos que se continuarmos votando, Jim Jordan será eleito presidente”, disse o deputado republicano Bob Good.
Fonte: Reuters