Republicano Jim Jordan lança candidatura a presidente da Câmara dos EUA após saída de McCarthy

O deputado Jim Jordan, um dos principais antagonistas do presidente democrata Joe Biden, tornou-se o primeiro republicano nesta quarta-feira a lançar uma candidatura a presidente da Câmara dos Deputados, para suceder o deposto Kevin McCarthy.
Anúncios
Jordan provavelmente disputará com Steve Scalise, o segundo republicano da Câmara, e vários outros candidatos no que pode ser uma batalha longa e provavelmente confusa para ocupar o cargo. Os republicanos detêm a maioria na Câmara.
A remoção histórica de McCarthy na terça-feira, impulsionada por republicanos, marcou a primeira vez que a câmara removeu seu líder de um cargo que é o segundo na linha de sucessão do presidente, depois do vice-presidente.
Os republicanos marcaram para 11 de outubro a votação para escolher um sucessor e devem se reunir no dia anterior para ouvir seus candidatos.
Jordan, um conservador combativo que liderou investigações sobre o governo Biden, é o primeiro a dizer publicamente que está interessado no cargo.
“Precisamos unir a bancada, e acho que posso fazer isso”, disse ele aos repórteres.
Ex-lutador universitário de Ohio, conhecido por evitar paletós em audiências no Congresso e conferências de imprensa, Jordan, 59 anos, ganhou destaque como líder vocal da ala direita do partido antes de formar uma aliança com McCarthy.
Como presidente do Comitê Judiciário, ele está envolvido na investigação sobre o impeachment de Biden e se envolveu com promotores estaduais que entraram com processos criminais contra o ex-presidente Donald Trump.
Outros possíveis candidatos incluem Scalise, que está em tratamento contra o câncer, e Tom Emmer, o terceiro republicano na Câmara. O deputado Patrick McHenry está atuando temporariamente como presidente da Câmara após a remoção de McCarthy.
A luta pela liderança está consumindo o tempo que os parlamentares têm para evitar a iminente paralisação parcial do governo, que começará em 18 de novembro se o Congresso não conseguir aprovar uma legislação que proporcione mais financiamento.
“Estamos em águas desconhecidas”, disse o deputado republicano Byron Donalds aos repórteres após apoiar McCarthy em uma votação que o presidente da Câmara perdeu por 216 a 210.
Toda a Câmara — republicanos e democratas — vota no presidente, que ocupará o cargo até o início de janeiro de 2025, a menos que também seja deposto. A expectativa é de que o líder democrata Hakeem Jeffries concorra contra qualquer candidato republicano indicado pela conferência do partido, como fez em janeiro.
Fonte: Reuters
