Renault investirá US$3,2 bi em oito novos modelos como parte de relançamento global


Renault investirá US$3,2 bi em oito novos modelos como parte de relançamento global

A Renault anunciou nesta quarta-feira que investirá 3 bilhões de euros até 2027 para lançar oito novos modelos de veículos e impulsionar as vendas de veículos elétricos (EV) fora da Europa, como parte de um relançamento global da marca francesa de automóveis.

Anúncios

Como parte da reviravolta de sua estratégia em 2021, a montadora francesa tem se concentrado nos segmentos mais lucrativos na Europa: veículos elétricos e modelos compactos.

Mas, combinado com a perda da Rússia — o segundo mercado do grupo — após a invasão russa da Ucrânia, isso tornou a Renault mais dependente do mercado europeu.

Nos primeiros nove meses de 2023, quase 69% das vendas da Renault foram na Europa, em comparação com 63% no ano anterior.

“Como nossa renovação de produtos está dando frutos na Europa, agora vamos tornar a marca mais global e mais lucrativa”, disse o presidente-executivo da marca Renault, Fabrice Cambolive, em um comunicado.

A Renault disse que, até 2027, os veículos elétricos e híbridos devem representar um terço das vendas fora da Europa.

O primeiro dos novos veículos da Renault para os mercados globais é um pequeno SUV derivado do Dacia Sandero, chamado Kardian, que foi apresentado nesta terça-feira no Brasil, o segundo maior mercado da marca Renault depois da França.

O carro será lançado no próximo ano na América Latina e no Marrocos.

Cinco dos novos modelos serão compactos ou maiores “para posicionar a marca nos segmentos de maior valor agregado”, disse a Renault.

Os modelos serão baseados em duas novas plataformas. A primeira é uma plataforma modular que inclui o Kardian, para montagem na América Latina, Turquia, Marrocos e Índia.

Ela também será a base de uma picape híbrida 4X4. A Renault também apresentou um modelo conceitual desse veículo, o Niagara, no Brasil.

A segunda plataforma global da Renault é para veículos de alto padrão produzidos na Coreia do Sul com base em uma parceria assinada em 2022 entre a Renault e a Geely.

O primeiro veículo da marca Renault Korea Motors baseado nessa plataforma será lançado em 2024.

Fonte: Reuters

Espera...