Programa de Gestão e Desempenho: O Fim da Necessidade de ‘Bater o Ponto’ para Servidores Públicos

A obrigatoriedade de “bater o ponto” foi substituída pelo Programa de Gestão e Desempenho (PGD), implementado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Anúncios

programa-de-gestao-e-desempenho-o-fim-da-necessidade-de-bater-o-ponto-para-servidores-publicos
Programa de Gestão e Desempenho: O Fim da Necessidade de ‘Bater o Ponto’ para Servidores Públicos. (Foto: reprodução/internet)

A ênfase agora será na produtividade e no cumprimento de metas, não mais no controle rígido de horários.

Diretrizes do PGD

O PGD foi criado para focar em entregas e resultados. Como o comunicado oficial destaca: “Os participantes do PGD ficam dispensados do controle de frequência e assiduidade. Em substituição a este tradicional controle, o PGD requer a gestão de entregas e resultados.”

Circunstâncias Especiais para o Controle de Frequência

Apesar da dispensa geral do controle de frequência, existem exceções. O comunicado do PGD detalha: “Desde que previsto no ato de autorização do dirigente máximo do órgão/entidade, o participante poderá registrar o seu comparecimento ou o cumprimento de determinada carga horária nas dependências da organização.”

Responsabilidades da Chefia na Gestão

Sob a nova instrução normativa, os supervisores serão responsáveis por gerenciar a produtividade de seus subordinados. Eles deverão desenvolver um plano de trabalho e assegurar que as metas sejam alcançadas.

Provisões para Teletrabalho

Os servidores que trabalham remotamente também são cobertos pelo PGD, e devem assinar um plano de trabalho e um Termo de Ciência e Responsabilidade (TCR). O servidor deve estar disponível para trabalhar presencialmente, se convocado.

Implementação Voluntária

A adoção das novas regras será voluntária e ficará a critério da “autoridade máxima de cada órgão”. A ideia, de acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, é promover uma maior “entrega da organização” através de metas individuais e mais transparência nos resultados.

Espera...