Programa de Descontos Causa Maior Barateamento de Carros da História
Em junho, o Governo Federal implementou um novo programa de descontos que resultou no maior barateamento de carros da história do Brasil. Durante o mês de vigência, os preços caíram 2,76%, conforme dados apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que utilizou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para essa análise.
Anúncios
Essa redução nos preços estabeleceu um novo recorde para o país, sendo o maior em 11 anos. Entretanto, a alegria do consumidor foi passageira, visto que o programa de descontos do Governo Federal para carros populares durou apenas algumas semanas, encerrando-se no início de julho.
Com o término da iniciativa, os preços voltaram à vigência normal e, de acordo com Milad Kalume Neto, diretor de desenvolvimento de negócios da consultoria Jato Dynamics do Brasil, os consumidores novamente se deparam com valores mais elevados.
Conforme o IBGE relatou, a queda de 2,76% nos preços dos automóveis novos contribuiu de forma significativa (-0,09%) para a deflação geral de 0,08% do IPCA em junho.
Porém, com o fim do programa de barateamento de carros, a expectativa é que os veículos zero-quilômetro tenham um aumento de 0,7% no índice de inflação de julho, conforme projeção do economista André Braz, do FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas).
Análise Comparativa com 2012
Em junho de 2012, ocorreu a maior queda de preços para os automóveis novos no IPCA, atingindo um declínio de 2,76%. Naquela época, essa redução foi impulsionada por uma medida adotada pelo Governo Federal para estimular o consumo. O impacto dessa medida resultou em uma retração ainda mais significativa dos preços, chegando a 5,48%.
A gestão da ex-presidente Dilma Rousseff possibilitou essa iniciativa por meio do anúncio de uma redução no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Com a diminuição do IPI, os automóveis ficaram mais acessíveis ao público, incentivando a compra e gerando o cenário de redução de preços registrado no IPCA em junho de 2012.
Funcionamento do Programa de Barateamento de Carros
Em junho, o programa de descontos do governo Lula entrou em vigor, abrangendo carros novos de até R$ 120 mil. Essa iniciativa teve um impacto significativo nos preços dos automóveis novos, levando a quedas em todas as 16 capitais e regiões metropolitanas pesquisadas pelo IPCA.
O MDIC estima que o setor automotivo foi impulsionado com a venda de aproximadamente 125 mil unidades com descontos. Além disso, os preços dos automóveis usados também apresentaram uma redução em junho, com uma queda de 0,93%.
Acredita-se que a deflação nos preços dos veículos novos pode ter influenciado os valores dos carros usados, criando um cenário de redução para ambos.
A pandemia da Covid-19 causou desalinhamentos nas cadeias produtivas globais, resultando em aumento nos custos de fabricação dos veículos e, consequentemente, repasses para os preços finais dos carros.
Considerando o acumulado de 12 meses até junho, os automóveis novos registraram uma inflação de 0,49% no Brasil, enquanto os preços dos carros usados caíram 3,08% no mesmo período, de acordo com o IPCA.