Programa de Descontos Causa Maior Barateamento de Carros da História

Em junho, o Governo Federal implementou um novo programa de descontos que resultou no maior barateamento de carros da história do Brasil. Durante o mês de vigência, os preços caíram 2,76%, conforme dados apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que utilizou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para essa análise.

Anúncios

Essa redução nos preços estabeleceu um novo recorde para o país, sendo o maior em 11 anos. Entretanto, a alegria do consumidor foi passageira, visto que o programa de descontos do Governo Federal para carros populares durou apenas algumas semanas, encerrando-se no início de julho.

Com o término da iniciativa, os preços voltaram à vigência normal e, de acordo com Milad Kalume Neto, diretor de desenvolvimento de negócios da consultoria Jato Dynamics do Brasil, os consumidores novamente se deparam com valores mais elevados.

Conforme o IBGE relatou, a queda de 2,76% nos preços dos automóveis novos contribuiu de forma significativa (-0,09%) para a deflação geral de 0,08% do IPCA em junho.

Porém, com o fim do programa de barateamento de carros, a expectativa é que os veículos zero-quilômetro tenham um aumento de 0,7% no índice de inflação de julho, conforme projeção do economista André Braz, do FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas).

programa-de-descontos-causa-maior-barateamento-de-carros-da-historia-confira
Programa de Descontos Causa Maior Barateamento de Carros da História (Foto: Reprodução/internet)

Análise Comparativa com 2012

Em junho de 2012, ocorreu a maior queda de preços para os automóveis novos no IPCA, atingindo um declínio de 2,76%. Naquela época, essa redução foi impulsionada por uma medida adotada pelo Governo Federal para estimular o consumo. O impacto dessa medida resultou em uma retração ainda mais significativa dos preços, chegando a 5,48%.

A gestão da ex-presidente Dilma Rousseff possibilitou essa iniciativa por meio do anúncio de uma redução no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Com a diminuição do IPI, os automóveis ficaram mais acessíveis ao público, incentivando a compra e gerando o cenário de redução de preços registrado no IPCA em junho de 2012.

Funcionamento do Programa de Barateamento de Carros

Em junho, o programa de descontos do governo Lula entrou em vigor, abrangendo carros novos de até R$ 120 mil. Essa iniciativa teve um impacto significativo nos preços dos automóveis novos, levando a quedas em todas as 16 capitais e regiões metropolitanas pesquisadas pelo IPCA.

O MDIC estima que o setor automotivo foi impulsionado com a venda de aproximadamente 125 mil unidades com descontos. Além disso, os preços dos automóveis usados também apresentaram uma redução em junho, com uma queda de 0,93%.

Acredita-se que a deflação nos preços dos veículos novos pode ter influenciado os valores dos carros usados, criando um cenário de redução para ambos.

A pandemia da Covid-19 causou desalinhamentos nas cadeias produtivas globais, resultando em aumento nos custos de fabricação dos veículos e, consequentemente, repasses para os preços finais dos carros.

Considerando o acumulado de 12 meses até junho, os automóveis novos registraram uma inflação de 0,49% no Brasil, enquanto os preços dos carros usados caíram 3,08% no mesmo período, de acordo com o IPCA.

Espera...