Príncipe Harry e Elton John podem levar ação contra editora de jornal a julgamento, decide tribunal


Príncipe Harry e Elton John podem levar ação contra editora de jornal a julgamento, decide tribunal

O príncipe Harry, o cantor Elton John e cinco outras personalidades britânicas podem levar a julgamento sua ação contra a editora do jornal Daily Mail alegando comportamento ilegal generalizado, decidiu a Corte Superior de Londres nesta sexta-feira.

Anúncios

A editora Associated Newspapers (ANL) havia tentado, em audiências realizadas em março, que o caso fosse rejeitado, alegando que as reivindicações apresentadas em outubro de 2022 estavam fora do prazo de seis anos para ações judiciais.

Harry, o filho mais novo do rei Charles, juntamente com Elton John, e os outros cinco requerentes acusam a ANL, que publica o Daily Mail e o Mail on Sunday, de interceptação telefônica e outras violações graves de privacidade que datam de 30 anos atrás. A ANL sempre negou o envolvimento em práticas ilegais.

“Considero que cada requerente tem uma perspectiva real de demonstrar a dissimulação pela Associated que não foi – e não poderia ter sido, com razoável diligência – descoberta pelo requerente relevante antes de outubro de 2016”, disse o juiz Matthew Nicklin em sua decisão.

No entanto, Nicklin determinou que os sete requerentes não poderiam se basear nos registros de pagamentos feitos pela ANL a investigadores particulares, que foram divulgados em uma investigação pública sobre os padrões da imprensa iniciada em 2011, sem antes obter a permissão dos ministros do governo britânico.

Uma audiência será realizada em 21 de novembro para considerar o resultado da decisão.

“Pretendemos mostrar a verdade no julgamento e responsabilizar totalmente os responsáveis da Associated Newspapers”, disse o escritório de advocacia Hamlins em um comunicado em nome de Harry, John, o marido do cantor, David Furnish, as atrizes Liz Hurley e Sadie Frost, a ativista Doreen Lawrence e o ex-parlamentar Simon Hughes.

Fonte: Reuters

Espera...