Presidente do México diz que EUA não querem construir novas seções de muro na fronteira

O governo dos Estados Unidos não quer construir novas seções de muro em sua fronteira com o México, disse nesta sexta-feira o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, lançando dúvidas sobre a realização da construção planejada.
Anúncios
“É pura publicidade”, afirmou López Obrador em coletiva de imprensa, após o governo Biden anunciar que construiria seções adicionais do muro na fronteira e levaria adiante uma política característica do governo Trump.
“Eles não querem (construir mais seções de muro), foi o que nos disseram”, disse López Obrador.
O presidente dos EUA, Joe Biden, disse na quinta-feira que os fundos alocados para a construção foram apropriados pelo Congresso norte-americano e que ele não poderia, por lei, redirecionar o dinheiro.
Ao assumir o cargo em 2021, Biden prometeu que “não seriam mais desviados dólares dos contribuintes norte-americanos para a construção de um muro na fronteira”.
O presidente do México acrescentou que, em reuniões entre representantes dos dois países na véspera, a delegação mexicana expressou que o México “não acredita que (a construção de muros adicionais na fronteira) seja a resposta para o problema da migração”
“Sempre falamos em tratar das causas básicas”, disse López Obrador.
(Por Kylie Madry)
Fonte: Reuters
