Premiê da Austrália busca apoio para referendo indígena com início de votação antecipada


Premiê da Austrália busca apoio para referendo indígena com início de votação antecipada

O primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, disse nesta segunda-feira que se concentrará em manter conversas individuais com os australianos para angariar apoio para o referendo indígena, num momento em que a votação antecipada começou em algumas partes do país.

Anúncios

Em um referendo histórico, os australianos decidirão em 14 de outubro se aprovam ou não a alteração da Constituição do país para criar um órgão consultivo indígena chamado “Voice to Parliament” (Voz para o Parlamento), que pode dar conselhos sobre questões que afetam os povos aborígines e das Ilhas do Estreito de Torres.

A proposta, apoiada pelo governo trabalhista de Albanese, vem sofrendo para obter o apoio da maioria, com pesquisas de opinião recentes mostrando que os eleitores a rejeitarão. Alguns eleitores que mudaram de posição disseram que o Voice está criando uma distração em relação aos seus dois principais problemas: o custo de vida e o custo da moradia.

Em uma tentativa de mobilizar apoio, Albanese disse que se os australianos se concentrarem na pergunta do referendo em meio às distrações, eles votarão sim, e não há nada a temer com a campanha.

“Sinceramente, acho que a chave para a próxima quinzena são as conversas individuais com as pessoas para que aceitem esse pedido da maioria esmagadora dos povos aborígines e das Ilhas do Estreito de Torres”, disse ele em Melbourne, onde a votação antecipada começou nesta segunda-feira.

A votação antecipada do referendo em Nova Gales do Sul e no Território da Capital Australiana começará na terça-feira.

(Reportagem de Stella Qiu)

Espera...