Petrobras intensifica investimentos em refinarias atingindo o patamar mais alto desde o início da operação Lava Jato, impulsionando a produção local


Petrobras intensifica investimentos em refinarias atingindo o patamar mais alto desde o início da operação Lava Jato, impulsionando a produção local

Investimentos em Refino da Petrobras

Com a reabertura de licitações para projetos paralisados após a Operação Lava Jato, a Petrobras fecha o ano de 2024 com a maior projeção de investimentos em refino desde a descoberta do esquema de corrupção que afetou a estatal. A aceleração das encomendas foi uma das missões dadas por Luiz Inácio Lula da Silva à presidente da Petrobras, Magda Chambriard.

O ano foi marcado pela abertura de 7 licitações para obras na Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, 12 para projetos no antigo Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, hoje Complexo de Energias Boaventura) e 3 para unidade de fertilizantes de Três Lagoas (MS). Além disso, há concorrências em andamento para modernização e ampliação de capacidade na Reduc e Recap.

O plano estratégico da Petrobras prevê um total de US$ 19,6 bilhões destinados à área de refino, petroquímica e fertilizantes, um crescimento de 17% em relação à versão anterior. A empresa prevê investimentos expressivos nas refinarias de Paulínia, Cubatão e Porto Alegre, com expectativa de rentabilidade e oportunidades no mercado.

Características do Investimento em Refino da Petrobras

  • Retomada dos investimentos industriais no Brasil;
  • Oportunidades para fornecedores do setor de petróleo e energia;
  • Expansão da capacidade de produção nacional de refino.

Benefícios do Investimento em Refino da Petrobras

A retomada dos investimentos em refino pela Petrobras traz consigo uma série de benefícios para a economia nacional e para o setor de energia como um todo. Com o aumento das obras e licitações, a expectativa é de geração de empregos, fortalecimento da indústria local e incremento da produção interna de derivados de petróleo.

Além disso, os investimentos em refino contribuem para a autossuficiência nacional na produção de combustíveis, reduzindo a dependência de importações e fortalecendo a matriz energética do país. A Petrobras, ao priorizar os projetos de refino, demonstra seu comprometimento com o desenvolvimento sustentável e a geração de riqueza interna.

Para conhecer mais detalhes sobre os investimentos em refino da Petrobras e as oportunidades de negócios associadas a esses projetos, acesse agora o site oficial da empresa e fique por dentro de todas as novidades e perspectivas para o setor de energia no Brasil. Aproveite para garantir a sua participação nesse momento de retomada econômica e fortalecimento da indústria nacional. Acesse o site oficial e saiba mais!

Espera...