O Vale Gás irá permanecer em 2023?
Com cerca de 6 milhões de beneficiários, o Auxílio Gás dos Brasileiros (também conhecido como Vale Gás) lançou sua última parcela de 2022 em dezembro. Esse benefício foi criado para permitir que famílias de baixa renda adquiram gás de cozinha.
Anúncios
A Vale Gás agora paga 112 reais a cada dois meses. Esta é a média nacional para um cilindro de gás de 13 kg. Os benefícios criados em novembro de 2021 pagaram metade desse valor, mas receberam um acréscimo pela PEC para os benefícios aprovados em julho de 2022.
Em sua primeira ação desde que assumiu o cargo, o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta segunda-feira (2) uma medida provisória (MP) para preservar o valor de R$ 600 do Bolsa Família. O auxílio gás será pago em 2023. Continue postando para mais informações.
A devolução dos lucros foi anunciada hoje na posse do ex-governador e senador Wellington Diaz, eleito pelo Piauí, ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome.
Ele fez um pente fino no cadastro de benefícios para acabar com as fraudes e eliminar as filas de benefícios. “Eu verifico esse cadastro. O Cadastro Único é o cérebro de toda a infraestrutura brasileira. Bom cadastro, política eficiente”, afirmou.
Quem poderá receber o Vale Gás em 2023?
É importante esclarecer que o Vale Gás é hoje um programa que paga 100% do preço médio nacional do botijão de 13kg. Os cidadãos que cumpram estas regras serão pagos de dois em dois meses.
- Ter inscrição ativa no Cadastro Único (Cadúnico);
- Possuir renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 606); OU
- Ter renda familiar total igual ou inferior a três salários mínimos;
- Recebe também, famílias com renda superior a três salários mínimos, desde que estejam incluídas em programas de transferência de renda implementados pelas três esferas de governo;
- Por fim, ter entre os membros da família pessoa que recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas).
Contudo, é importante lembrar que o alcance do programa é limitado. Sendo assim, foi liberado algumas regras de prioridade, sendo para:
- Famílias com cadastro atualizado no Cadúnico, nos últimos dois anos;
- Com menor renda;
- Que tenham maior quantidade de integrantes;
- Famílias contempladas pelo Auxílio Brasil;
- Com cadastro qualificado pelo gestor através do uso das informações da averiguação (se disponíveis).
Calendário do Vale Gás em 2023
A última parcela foi paga em dezembro, então é possível que a nova rodada de pagamentos da Vale Gás volte até fevereiro de 2023. Os pagamentos são bimestrais, portanto, sempre há um intervalo de um mês entre os pagamentos.
Observe, porém, que o calendário oficial do auxílio gás para 2023 ainda não foi divulgado pelo governo federal. O que existe é a data de pagamento do Auxílio/Bolsa Família no ano que vem. Estes são oficiais.
Como os dois benefícios são depositados juntos, já é possível antecipar quando irá cair a primeira parcela do Vale Gás em 2023. Inscritos com NIS final 1 devem receber a partir de 13 de fevereiro e o cronograma segue até o dia 27/02, com a lacuna de um dia sem depósitos por causa do Carnaval 2023.