O fim das ligações indesejadas de telemarketing em seu celular

O fim das ligações indesejadas de telemarketing em seu celular.

Qualquer cidadão brasileiro já cansou de receber uma ligação de telemarketing, não é mesmo? Seja oferecendo um novo plano, o lançamento de um produto inédito ou um pacote de atualização.

fim das ligações indesejadas
Fonte: Google

Essas ligações não têm hora certa para acontecer, podendo chegar em momentos bem inoportunos para os usuários. Bloquear cada chamada manualmente pelo telefone não é nada prático, pois as ligações são feitas por números diferentes.

Pois bem, saiba que os consumidores poderão se inscrever no cadastro nacional “não me perturbe”, iniciativa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para conter ligações indesejadas feitas pelos prestadores de serviços de telecomunicações.

Para deixar de receber chamadas com ofertas de serviços de telefonia, TV por assinatura e banda larga, o consumidor deverá acessar o site (https://www.naomeperturbe.com.br/) e realizar seu cadastro.

A suspensão das chamadas pelas empresas de telecomunicações ocorrerá em até 30 dias, contados da data do cadastramento.

Fonte: Google

Como funciona o Não Me Perturbe

O Não Me Perturbe é uma ferramenta nacional criada pela Anatel, em julho de 2019, que permite solicitar o bloqueio de ligações de telemarketing em todo o Brasil.

O serviço abrange empresas de telecomunicação (telefone móvel e fixo, TV por assinatura e internet) e instituições financeiras (empréstimos consignados e cartão de crédito consignado).

Inicialmente, o cadastro bloqueava apenas os serviços das empresas de telecomunicação Algar, Claro/Net, Claro NEXT (antiga Nextel), Oi, Sercomtel, Sky, Tim e Telefônica/Vivo.

Saiba como se cadastrar na lista Não Me Perturbe

1. Faça um cadastro com nome, e-mail e CPF.

Fonte: Não Me Perturbe

2. Adicione o número, ou os números, com a mesma titularidade do CPF cadastrado à lista e escolha quais empresas deseja bloquear.

Fonte: Não Me Perturbe

3. Espere até 30 dias para o bloqueio ser executado e gerencie seus números.

Fonte: Não Me Perturbe

Um aspecto relevante é que o bloqueio abrange apenas ligações de telemarketing, ou seja, oferta de serviços e produtos não solicitados.

O usuário poderá continuar recebendo chamadas com confirmação de dados, prevenção a fraudes, cobranças e outros serviços bancários. O mesmo vale para SMS.

A Anatel ainda alerta que o Não Me Perturbe não tem aplicativos para smartphones, não envia e-mails com arquivos executáveis e nem solicita dados pessoais ou bancários.

O problema de ligações indesejadas tem escala global e vem sendo enfrentado por órgãos reguladores de outros países, como Estados Unidos e Índia.

No Brasil, estudos de mercado estimam que cerca de dois terços dessas ligações são provenientes de outros setores econômicos que não os de telecomunicações.

Em função das competências legais da Anatel, a medida alcança apenas as empresas de telecomunicações, que respondem por cerca de 32% das chamadas indesejadas.

A lista do “Não Me Perturbe” vale para todo o Brasil e não substitui os cadastros geridos por Procons em algumas Unidades da Federação.

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