Novo RG digital será obrigatório para todos os brasileiros.
Já parou para contar quantos documentos você carrega diariamente na sua bolsa, carteira ou mochila? O novo RG digital vem pra mudar isso.
Anúncios
Hoje, a maioria das pessoas andam na bolsa com documentos como: RG, CPF, Carteira de Motorista, Título de Eleitor, além disso, é necessário saber onde está a Carteira de Trabalho e saber de números como o PIS/Pasep.
Pois bem, o governo federal anunciou o novo modelo de Carteira de Identidade Nacional (CID), uma espécie de novo RG que reunirá diversos documentos como CNH, CPF, RG, PIS/Pasep dentre outros em apenas um documento.
O atual modelo do RG será substituído pela versão digital que já pode ser solicitada em todo o país. O novo RG servirá também como um documento de viagem pelos países do Mercosul, tendo em vista que o novo documento estará seguindo o padrão internacional, com o código MRZ (Machine Readable Zone).
Todavia, nos demais territórios fora do Mercosul, ainda será necessário a apresentação do passaporte.
De que forma funcionará o RG digital?
O RG digital terá numeração unificada no país, perante a descentralização dos dados de identificação, conforme ocorre hoje em todos os estados dificultando o trabalho das polícias militares na abordagem de suspeitos.
Chamado de Documento Nacional de Identificação (DNI), o novo RG será menor e emitido em cartão ou papel e trará diversos mecanismos de comprovação de autenticidade.
Dentre esses mecanismos de comprovação de autenticidade, os que mais chamam a atenção é o QR Code, que facilita o escaneamento do documento por quaisquer órgãos de controle, a mudança de relevo e a exibição de informações sensíveis à luz ultravioleta.
Com tantas camadas de segurança da informação, a expectativa é de uma diminuição considerável no volume de casos anuais de falsificação de documentos de identificação, estratégia usada como ponte para a prática de crimes como estelionatos, roubos e fraudes bancárias.
O novo RG, conforme já mencionamos, irá unificar todos os documentos numerados em sua superfície e será integrado com outros registros que já existem de forma virtual, como a CNH, o CPF e a certidão de casamento on-line.
Além disso, permitirá o download de sua versão para dispositivos eletrônicos nas lojas de aplicativos iPhone e Android.
O novo documento irá conter os seguintes dados:
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Número de Identificação Social (NIS);
- Título de Eleitor;
- Documento de Identidade Profissional;
- Carteira de Trabalho;
- Certificado Militar, para homens;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- PIS/Pasep;
- Cartão Nacional de Saúde;
- Tipo sanguíneo com fator Rh.
Uma informação bem interessante sobre o novo documento de identificação digital, é que ele oferece a possibilidade de inserir o “nome social”, mesmo sem formalização anterior no cartório de registro civil.
Vale lembrar, entretanto, que o formato antigo do RG permanece válido em todo o território nacional e será substituído gradualmente pelo modelo digital.
Como emitir o RG Digital?
O documento poderá ser emitido por quem já fez o cadastro biométrico na Justiça Eleitoral ou em outros institutos de identificação. Ou seja, a nova carteira de identidade digital poderá ser solicitada por pessoas que tiveram as impressões digitais inseridas na Base de Dados da Identificação Civil Nacional (BDICN).
Inicialmente, será necessário instalar o aplicativo do DNI (Documento Nacional de Identidade). Ao abrir a plataforma, o cidadão deverá preencher um pré-cadastro informando:
- CPF;
- Nome;
- Filiação;
- Data de nascimento;
- Endereço de e-mail;
- Número do telefone e senha de sua escolha.
Feito isso, basta finalizar a solicitação em um ponto de atendimento, físico ou virtual, disponível. Posteriormente as carteiras serão distribuídas pelas Secretarias de Segurança Pública dos estados e do DF.
Por fim, cabe salientar que o novo RG digital terá novos prazos de validade, sendo de 5 anos para quem tem até 12 anos de idade, de 10 anos para os cidadãos com 13 a 60 anos de idade e, prazo indeterminado para maiores de 60 anos.