NOVIDADE: Saiba Tudo Sobre as Atualizações na Renovação da CNH!
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) implementou novidades no processo de renovação da CNH, objetivando maior conveniência e eficiência para os condutores paulistas.
Anúncios
Nova Liberdade no Prazo de Renovação
Antes restritos por datas, agora, o condutor habilitado “não está mais limitado à regularização do documento com antecedência mínima de 30 dias em relação ao vencimento”.
Isso proporciona maior flexibilidade, permitindo que os motoristas solicitem a renovação da CNH quando julgarem necessário.
Canais de Atendimento Ampliados
Anteriormente, a renovação da CNH estava atrelada exclusivamente à presença física, sendo feita “nos postos de atendimento do órgão”.
Contudo, em breve, o Detran-SP planeja avançar na digitalização do processo. Estima-se que, a partir do fim de setembro, o serviço de renovação estará disponível “através dos canais digitais da autarquia”.
Reflexões sobre Normativas Anteriores
A nova orientação surgiu como uma revisão do ‘Comunicado Detran-SP 05’, de 2013, que “proibia a renovação da CNH com mais de 30 dias de antecedência em relação à sua data de validade”.
Critérios de Renovação Baseados na Categoria
Para os motoristas de categorias A e B, o processo continua sendo direto: “basta a realização do exame médico com um profissional credenciado pelo Detran-SP”. Porém, para aqueles que dirigem nas categorias C, D ou E, as etapas são mais complexas.
Requisitos para Motoristas Profissionais: Esses condutores precisarão:
- “Passe pela avaliação psicológica e pelo exame toxicológico em um dos laboratórios autorizados pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito);
- Feito a coleta das amostras para a análise toxicológica, o condutor terá um prazo máximo de 90 dias para agendar e completar o exame médico com um profissional credenciado pelo Detran-SP.”
Etapas Finais da Renovação
Após ser aprovado nos exames, é necessário “efetuar o pagamento da taxa de emissão da CNH”. Em seguida, os condutores serão orientados via e-mail “para acessar a versão digital da CNH”, que “possui a mesma validade que o documento físico e está disponível no aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito)”.
Estas inovações do Detran-SP indicam um esforço contínuo para tornar a renovação da CNH mais acessível e adaptada às necessidades dos motoristas em São Paulo.