MG introduz ônibus elétrico com nióbio e recarga rápida
Nesta quarta-feira (19), foi lançado em Araxá, no Alto Paranaíba, o protótipo do primeiro ônibus elétrico movido à bateria de íons de lítio com nióbio do mundo.
O veículo encontra-se em fase de testes e apresenta como uma de suas principais vantagens uma recarga ultrarrápida, permitindo atingir a autonomia máxima em apenas dez minutos.
Além disso, a bateria oferece maior segurança e vida útil, podendo ser até três vezes superior em comparação com as baterias convencionais, conforme anunciado pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), em parceria com a empresa japonesa Toshiba e a Volkswagen Caminhões e Ônibus.
O evento de lançamento contou com a presença do governador Romeu Zema. Sobre o ônibus elétrico, ele é configurado sobre um chassi de 18 toneladas, com uma autonomia estimada em 60 quilômetros e um tempo de recarga de dez minutos em um pantógrafo de 300 kilowatts (kW).
Equipado com quatro packs de baterias de lítio com ânodo contendo nióbio, cada um deles possui capacidade útil de até 30 kilowatts-hora (kWh).
Dentre as vantagens deste sistema, a estrutura do ânodo de NTO possibilita suportar a recarga ultrarrápida e permite a operação em temperaturas mais amenas, o que resulta em um aumento da vida útil da bateria, mais segurança e uma redução no consumo de energia devido à menor demanda por arrefecimento do sistema.
O período de testes é indeterminado e será definido de acordo com a evolução da aplicação. No médio prazo, a previsão é expandir para uma pequena frota destinada à validação.
Durante essa fase, todos os componentes serão monitorados em tempo real para análise do seu desempenho, alimentando os processos de melhoria e desenvolvimento da tecnologia.
Somente após esta etapa será possível determinar os próximos passos para o lançamento do ônibus elétrico. Quanto à bateria com tecnologia NTO, a expectativa é que esteja disponível no mercado em 2025.
“Buscamos o crescimento sustentável do mercado de nióbio e, para isso, fomentamos novas aplicações e tecnologias para diversas indústrias”, declarou Ricardo Lima, CEO da CBMM.
“Esperamos um crescimento acelerado no setor de baterias a partir de agora, com a evolução de materiais que garantam ainda mais competitividade e qualidade”, acrescentou.
Toda essa tecnologia passará por validação e aperfeiçoamento com a aplicação na operação real da CBMM, onde o veículo circulará diariamente em uma rota fixa, com recarga no pantógrafo prevista para o início ou fim do percurso.
A operação fornecerá dados sobre as características da bateria NTO e do veículo, visando identificar ajustes necessários para a futura comercialização. Por enquanto, o ônibus será utilizado exclusivamente pelos funcionários da CBMM.