Mercados globais sobem com foco nos indicadores da China; EUA fora por “Labor Day” e expectativa em torno de Campos Neto
Mundialmente, os mercados começam a semana em alta, aguardando uma série de indicadores cruciais. Enquanto os EUA pausam por conta do “Labor Day”, o Brasil se prepara para um feriado na quinta-feira. Mesmo assim, as movimentações não param.
Anúncios
Destaques dos Mercados Internacionais
- EUA: Com o “Labor Day”, a liquidez deve ser menor. Mas ao longo da semana, os olhos estarão voltados para o Livro Bege do Fed e outros indicadores como o índice PMI.
- Ásia: O índice Hang Seng de Hong Kong foi o grande vencedor, graças a estímulos no setor imobiliário. O mercado também observa a construtora Country Garden Holdings e a recente decisão sobre hipotecas na China.
- Europa: A maior economia da Europa, Alemanha, mostrou uma queda nas exportações. Mas a região está otimista. Todos esperam o discurso de Christine Lagarde, a principal do Banco Central Europeu.
Commodities e Criptomoedas
O petróleo mostra sinais mistos enquanto o minério de ferro na China teve um ligeiro aumento. O Bitcoin mantém-se estável, com uma ligeira queda de 0,04%.
Agenda da Semana
No cenário brasileiro, a expectativa gira em torno de vários indicadores econômicos que estão por vir. Dentre eles, o IPC-Fipe se destaca, bem como os dados sobre a produção industrial referente ao mês de julho.
Além desses, há outros índices que prometem influenciar as decisões e análises dos investidores e economistas. Nos Estados Unidos, a atenção do mercado recai sobre o Livro Bege, uma publicação que revela a situação econômica de diferentes regiões do país.
Somado a isso, os dados de emprego são aguardados com ansiedade, dado o seu impacto significativo na economia. Já na Zona do Euro, a movimentação promete ser intensa com a divulgação do PMI do setor de serviços.
Este índice, que mede o desempenho da atividade de serviços na região, tem o potencial de influenciar decisões de políticas monetárias e de investimentos.
Em suma, a semana promete ser recheada de novidades e movimentações nos principais mercados globais.
Panorama Econômico Brasileiro
Fernando Haddad, ministro da Fazenda, apela ao Congresso Nacional para afastar “pautas-bomba e populismo”. Ele destaca a importância de medidas alinhadas à equipe econômica para encerrar o ano de forma positiva.
Movimentações Políticas
O presidente da Câmara, Arthur Lira, está de olho nas votações antes do feriado. Ele deseja avançar com medidas provisórias, incluindo a que regulamenta as apostas esportivas no Brasil.
Mundo Corporativo
- Bluefit: O fundo árabe Mubadala Capital tornou-se o novo controlador da rede de academias, adquirindo 51% do capital social.
- Vale: A mineradora informou que o Plano de Recuperação Judicial da Samarco foi confirmado. Esta decisão é vital após a solicitação de Recuperação Judicial da Samarco em 2021.