Publicidade

Investimento para aposentadoria: conheça as melhores ideias

Por:

Publicidade

investimento para aposentadoria
Fonte: Google

Quando pensamos na aposentadoria é comum que todos nós sonhemos com anos tranquilos, com dinheiro no bolso e com tempo livre para fazermos o que quisermos.

Em um primeiro momento, essa ideia pode parecer um sonho distante, mas com um pouco de planejamento e gestão financeira é possível sim.

Mas se faz necessário que você escolha um investimento para aposentadoria que vai te ajudar nessa conquista.

O primeiro ponto que você precisa entender para darmos sequência ao nosso bate-papo é que simplesmente economizar e cortar gastos, não vai adiantar. Pode sim te ajudar nesse caminho, mas não será suficiente, será necessário que você direcione seus recursos para um investimento para aposentadoria que vai permitir que o seu patrimônio aumente e possa te dar tranquilidade nos próximos anos.

Quando pensamos em investimentos precisamos nos ater a duração deles.

Os investimentos se dividem em três tipos, os de curta duração, os de média duração e os de longa duração.

Como culturalmente nem mesmo temos o hábito de investir, quando isso ocorre a tendência é optarmos por investimentos de curto e médio prazo.

Nesse sentido os investimentos de longo prazo acabam sendo esquecidos.

Com isso, os idosos quando chegam na aposentadoria precisam depender exclusivamente da renda pública.

Quais São os Tipos de Aposentadoria no Brasil e Como Escolher o Seu
Fonte: Google

Escolher o melhor investimento consiste em considerar a sua realidade e objetivos pessoais

É claro que aqui você vai encontrar opções de investimento para aposentadoria, mas mais do que mostrar alternativas que são interessantes no longo prazo eu quero que você ao terminar esse post seja capaz de pensar sobre as opções que para você são viáveis e que podem ser atrativas. Quero que você seja capaz de fazer essa análise.

Para isso é preciso primeiramente abandonar a ideia de que poupar é suficiente para ter o seu pé de meia para quando a velhice chegar.

Se faz necessário que você tenha metas e objetivos claros para que consiga direcionar os seus esforços em direção a eles.

Para poder estabelecer claramente os seus objetivos e metas faça algumas perguntas para si mesmo como:

-Quanto hoje pode acabar sendo destinado para um fundo com foco na aposentadoria?

-Quanto você imagina que será o seu custo de vida na aposentadoria?

-Com quantos anos você planeja se aposentar? Quanto tempo falta para?

Responda essas perguntas com sinceridade, elas são importantes para quando estiver analisando opções de investimento.

Investimento para aposentadoria

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é uma opção de investimento do Tesouro Nacional e nele você pode encontrar ativos de longo prazo que podem ser de vinte, trinta a quarenta anos.

Os títulos do Tesouro Direito são interessantes nesse sentido porque obrigam o investidor a pensar no longo prazo.

Com o investimento por meio do Tesouro Direto você não precisa se preocupar uma vez que esses títulos são garantidos pelo próprio Governo Federal, a entidade mais poderosa do país.

Uma das alternativas mais rentáveis dentro do Tesouro Direto consiste no Tesouro IPCA+.

O IPCA é o índice que mede a nossa inflação.

Com os títulos IPCA+ o investidor garante um rendimento superior à inflação, ou seja, o seu dinheiro sempre terá nesse investimento ganhos reais.

Nesse tipo de investimento, os juros compostos podem resultar em uma boa rentabilidade no longo prazo.

Fundos de investimento podem ser uma opção interessante

Com o fundo de investimento, o investidor direciona os seus recursos para que um gestor faça a sua administração de acordo com a atuação do fundo escolhido.

Há atualmente fundos de investimento direcionado para áreas específicas como, por exemplo, fundos de investimento imobiliário, onde o recurso capitaneado é direcionado para empreendimentos do setor imobiliário.

Os fundos de investimento são uma opção interessante, sobretudo, para pessoas que não querem ser responsáveis seja pelo sucesso ou fracasso de seus investimentos.

Nesse caso, optam por deixar tudo nas mãos de um especialista.

No caso de fundos de investimento de longo prazo o gestor do fundo tem um tempo consideravelmente interessante para obter um rendimento satisfatório de seus recursos.

Letra de Crédito Imobiliário e Letra de Crédito do Agronegócio

Conhecidas pelas siglas LCI e LCA, respectivamente, a Letra de Crédito Imobiliário e de Crédito do Agronegócio, são títulos emitidos pelos bancos com o objetivo de arrecadar recursos para fomentar ambos os setores, o agronegócio e o setor imobiliário.

A rentabilidade de ambas está diretamente relacionada com o CDI, o Certificado de Depósito Interbancário, e podem chegar a cem por cento dessa taxa.

O CDI é um índice de referência para investimentos de renda fixa.

Outra característica que torna ambas as letras alternativas rentáveis para quem busca investimento para aposentadoria é serem isentas de Imposto de Renda.

Além disso, ambas possuem a segurança do FGC, Fundo Garantidor de Crédito, o mesmo que dá a conhecida segurança a poupança.

Com o FGC, caso a instituição onde você realizou o seu investimento venha a quebrar, você recebe todos os seus recursos corrigidos com a rentabilidade prevista para o período.

Com limite de duzentos e cinquenta mil reais.

E aí, qual é o que se encaixa mais em seus objetivos e perfil?

Por Rafael Mansberger – Especialista em crédito – @rafaelmansberger – E-mail: [email protected]

Recomenda

Últimas