Ibovespa cai com fiscais; VALE3 e PETR4 têm retração

 

Análise do Mercado Financeiro em Tempo Real: Ibovespa em queda com preocupações fiscais; Ações da VALE3 e PETR4 registram retração

update 11h11O mercado financeiro passa por um cenário de incertezas, refletindo os desdobramentos da semana anterior. No Brasil, as preocupações fiscais internas contribuem para a pressão sobre o Ibovespa, que registra queda de 0,69%, alcançando os 118.871,99 pontos.

Além disso, dados econômicos desfavoráveis na China impactaram negativamente o preço do minério de ferro, gerando uma queda que também afeta as ações da Vale (VALE3), com recuo de 0,89%.

O volume financeiro negociado atinge R$ 2,1 bilhões. Esse movimento de baixa segue a tendência descendente do índice, que na semana passada teve sua quarta queda consecutiva e acumula desvalorização de mais de 10% no ano.

O analista Renato Nobile, da Buena Vista Capital, expressou que “A confiança do investidor está piorando, e está piorando muito rápido”.

As projeções do Boletim Focus apontam para um aumento nas expectativas de inflação e dólar, ao mesmo tempo em que indicam a estabilidade da taxa básica de juros, a Selic, em 10,50% até o final do ano.

Para Sidney Lima, analista da Ouro Preto Investimentos, as novas perspectivas são motivo de preocupação. Ele destaca que, “Há um mês a previsão de Selic para 2024 estava em 10%”, e que em um curto período de tempo aumentou para 10,50%.

A expectativa é que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que se reúne nesta semana para deliberar sobre os juros, interrompa o ciclo de redução da taxa básica.

A atenção dos agentes financeiros também está voltada para as discussões no Congresso Nacional sobre as medidas para compensar a desoneração da folha de pagamentos, após a devolução parcial da Medida Provisória do PIS/Cofins, bem como para possíveis anúncios de autoridades sobre cortes de gastos.

Em Nova York, os índices de mercado iniciaram o dia sem uma direção clara, com investidores aguardando novos dados econômicos e pronunciamentos de membros do Federal Reserve ao longo da semana, buscando maior clareza sobre a política monetária dos Estados Unidos. (Reuters)

 

Espera...