Honda confirma Novo Civic importado para o 2º semestre de 2022.

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Cinquenta anos é bastante tempo, e já faz quase meio século que a Honda apresentou o Civic, em 1973.

A princípio era um pequeno hatchback com pegada totalmente urbana; porém, com o passar do tempo foram surgindo outras versões, como o sedã que fez história no Brasil desde 1992, quando começou a ser importado para o país.

O Honda Civic vai deixar de ser fabricado no Brasil e seu futuro finalmente foi definido. A montadora japonesa confirmou os boatos que encerraria a produção do sedã médio na cidade de Sumaré no interior de São Paulo, encerrando um ciclo do primeiro carro da marca produzido no Brasil.

Novo Civic importado
Fonte: Google

Mas calma, você que é apaixonado pelo carro, não precisa se preocupar, o campeão de vendas da Honda não desaparecerá das concessionárias da empresa japonesa. A nova versão será importada do Canadá e o lançamento no Brasil está previsto para o segundo semestre de 2022.

O fim do Honda Civic nacional já estava sendo anunciada desde de a montadora ter apresentado um protótipo de nova geração no inicio de 2021.

Com o SUV compacto HR-V ocupando a maior parte das vendas na faixa de preço do Honda Civic, e com o lançamento do novo Honda City ficando maior e mais refinado, ficou inviável continuar com o Civic segundo a montadora.

A estratégia da fabricante, é focar nesses dois modelos (HR-V e City) e oferecer o no Honda Civic somente em versões mais caras e completas.

(HR-V e City)

Ainda mais agora que será importado do Canadá, que deve elevar o preço como aconteceu com a Honda CR-V atual.

Com o final da produção nacional do Honda Civic, o City terá um papel muito importante do que ser apenas um sedã de entrada da marca. Fontes já adiantavam que a evolução do Honda City em tecnologia faria com que ele ocupasse esta faixa de preços de forma natural.

Além disso, o HR-V já vende mais do que o Civic com folga. Para se ter uma ideia, no acumulado do ano, o SUV compacto é o 15º mais emplacado, com 31.843 unidades, enquanto o Honda Civic aparece na 27ª posição, contabilizando 15.664 unidades (quase metade do que o HR-V vendeu no mesmo período).

honda civic importado 2022
Fonte: Google

Para piorar, o segmento dos sedãs médios já encolheu muito e hoje representa apenas 4,86% dos emplacamentos no Brasil.

A mudança na preferência dos consumidores faz com que os sedãs médios sejam procurados por clientes que buscam uma condução mais esportiva do que um SUV, o que é uma parcela pequena do mercado – e isso acontece em outros países, tanto que o Honda Civic com carroceria sedã não é mais vendido na Europa ou Japão.

honda civic importado versão completa

Desta maneira, fica muito mais interessante para a Honda colocar as fichas no Honda Civic nas versões mais caras para esta categoria de consumidores, de olho até na versão híbrida, que já aparece em rumores e poderá vir para o Brasil e ajudar nos planos da montadora na eletrificação de seus carros.

Mas, é uma notícia triste para os fãs do Honda Civic. O sedã é o símbolo da Honda no Brasil e foi o primeiro carro da empresa fabricado no país, em outubro de 1997. O carro ajudou a construir a fama da marca em oferecer produtos de qualidade, confiabilidade e com excelente pós-venda, atingindo seu auge durante a 8ª geração, aquela foi batizada como “New Civic”.

New civic 2022
Fonte: Google

Mesmo que venha importado, o fim de sua produção nacional não deixa de trazer uma preocupação sobre o que acontecerá com o carro no futuro. Quem está adorando esse cenário e a Toyota, que pretende acelerar a fabricação do Corolla no Brasil.

Como é o novo Civic

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Em sua 11ª geração, o sedã médio está levemente maior, medindo 4,673 metros de comprimento, 1,800 m de largura, 1,414 m de altura e com um entre-eixos de 2,735 m.

São 32 mm (3,2cm) a mais de comprimento, com os balanços reduzidos pois o entre-eixos sozinho aumentou 35 mm (3,5cm). Um efeito disso é que o porta-malas caiu de 519 litros para 419 litros, para focar no espaço interno, principalmente nos bancos traseiros.

Como a tecnologia dos carros virou um ponto importante para os consumidores em muitos mercados, o novo Honda Civic aposta bastante no quesito, recebendo uma central multimídia de 7” ou 9” (dependendo da versão) com tela flutuante e compatíveis com Android Auto e Apple CarPlay. Isto já ajuda no estilo interno, consideravelmente mais limpo e com poucos botões. As configurações mais caras adotam um painel de instrumentos digital de 10,2”.

Fonte: Google
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E a Honda manteve a promessa de ampliar a oferta do pacote Sensing de segurança, com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa e outros itens.

Traz um equipamento inédito, com um airbag frontal apelidado pela marca como “donut”, usando três camadas de bolsas para evitar que o passageiro escorregue pelo airbag e bata a cabeça.

A parte mecânica foi a que mudou menos. Manteve os motores 2.0 aspirado e o 1.5 turbo. O 2.0 agora entrega 160 cv e 19 kgfm de torque, por utilizar duplo comando variável – o Civic nacional usava comando único no cabeçote, gerando 155 cv e 19,5 kgfm.

Já o 1.5 turbo agora utiliza variação da abertura das válvulas para escape e teve melhorias no turbo. Agora é capaz de fazer 182 cv e 24,5 kgfm. Nos dois casos, a transmissão é apenas a automática do tipo CVT, que foi atualizada para simular marchas de uma forma mais eficiente e natural.

A boa notícia é que os bancos brasileiros como: Itaú, Santander, Bradesco, Banco do Brasil, entre vários outros já estão preparando ofertas super atrativas para que os compradores do novo Honda Civic possam financiar seu veículo com eles.

Modos de condução

São três modos de condução disponíveis: Normal, Sport e Eco, este último com o objetivo de entregar a melhor eficiência. Como diz o nome, o modo “Sport” fornece uma aceleração mais forte e foi concebido para ser usado em estradas.

O modo “Normal” tem a calibração mais indicada para o dia a dia. Mas se a ideia é economizar combustível em tempos em que a gasolina não para de subir, acostumar-se com as reações mais suaves do modo “Eco” pode ser uma saída.

Fonte: Google
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Quanto custará o Novo Honda Civic?

Sem dúvida, a 11ª geração do Civic é um ótimo produto, e a Honda sabe disso. Por isso mesmo, a montadora não teve coração mole na hora de definir os preços do sedã.

No México, onde o carro foi avaliado, a versão Touring sai por cerca de 580 mil pesos, o que equivale a quase R$ 157 mil na conversão direta – é basicamente o preço do atual modelo fabricado aqui, que parte de R$ 159 mil na opção de topo.

No catálogo brasileiro há ainda as variantes LX, Sport, EX e EXL, cujos valores ficam entre R$ 116.700 e R$ 134.900. Ou seja, se a próxima geração chegar mesmo importada ao país, a Touring não deverá sair por menos de R$ 180 mil.

O Novo Honda Civic Si vem aí…

Além das versões tradicionais, a Honda revelou recentemente a variante esportiva Si, idolatrada pelo fã-clube do Civic. Considerado “o mais divertido dos últimos tempos”, o novo Si traz motor 1.5 turbo atualizado que rende 200 cv e câmbio manual de seis marchas.

 

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