Governo disponibiliza consulta com os CPFs aprovados para receber os abonos extras
Na quarta-feira (5), a Caixa Econômica Federal disponibilizou a consulta ao abono do Programa de Integração Social (PIS) para mais 2,7 milhões de trabalhadores que serão incluídos no lote extra de pagamento deste ano.
Anúncios
Assim que confirmarem que estão incluídos nesse lote, os profissionais da iniciativa privada que têm direito ao benefício poderão receber os valores a partir do dia 17.
O pagamento será realizado por meio de depósito em conta, para aqueles que são clientes da Caixa Econômica Federal, ou pelo Caixa Tem, nas lotéricas ou correspondentes Caixa Aqui.
Após a correção dos dados enviados pelos empregadores através da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e do eSocial, que apresentavam divergências, o Ministério do Trabalho e Emprego atualizou os cadastros dos novos beneficiários.
É importante destacar que o cálculo do abono salarial referente a 2023 terá como base o ano de trabalho de 2021. Já o pagamento do lote extra ocorrerá entre os meses de abril e julho.
Requisitos para ter direito ao abono do PIS 2023:
- Ter exercido atividade remunerada com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2021;
- Ter recebido uma média salarial de até dois salários mínimos;
- Estar inscrito no programa PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
- Ter dados do trabalhador devem ter sido informados corretamente pelo empregador na Rais e no eSocial;
Caso contrário, o trabalhador seguirá o calendário de pagamento de 2023, aprovado pelo Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador).
De que forma o pagamento será feito?
Ao trabalhador que deseja saber se terá direito ao abono salarial do PIS/Pasep, é necessário realizar uma consulta. No entanto, para aqueles nascidos entre janeiro e abril, que deveriam ter recebido em fevereiro e março, é preciso solicitar a liberação após a confirmação de inclusão no lote extra.
Os trabalhadores podem realizar essa solicitação por meio dos canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego, nas unidades das Superintendências Regionais do Trabalho ou pelo e-mail [email protected].
É importante substituir o “uf” pela sigla do estado em que o trabalhador reside. Por exemplo, para quem mora em São Paulo, o e-mail é [email protected]. Em caso de dúvidas, o trabalhador pode solicitar informações através do telefone 158.
A consulta ao pagamento pode ser realizado através:
- App Caixa Tem
- App Caixa Trabalhador
- Atendimento telefônico da Caixa: 0800-7260207
- Aplicativo Carteira de Trabalho Digital
- Portal www.gov.br
Calendário de pagamento do abono do PIS/Pasep:
Desde o dia 17 de abril, os valores estão sendo depositados em conta para os trabalhadores com direito ao abono do PIS/Pasep, confira as outras datas de pagamento:
- Nascidos entre janeiro e junho: receberão a partir de 17 de abril;
- Nascidos entre julho e agosto: receberão a partir de 15 de maio;
- Nascidos entre setembro e outubro: receberão a partir de 15 de junho;
- Nascidos entre novembro e dezembro: receberão a partir de 17 de julho.