Ford e Hyundai recorrem à fornecedora italiana da Tesla


Ford e Hyundai recorrem à fornecedora italiana da Tesla

A Idra, fabricante italiana de prensas de alumínio e fornecedora da Tesla, adicionou Ford, Hyundai e uma empresa europeia à sua base de clientes, buscando reduzir custos com essa técnica de fabricação.

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A Tesla foi pioneira no uso de grandes prensas, também conhecidas como “gigapresses”, para a fabricação de grandes peças individuais das carrocerias de seus carros. As partes maiores reduzem o uso de componentes menores, aumentando a velocidade da produção e reduzindo custos.

As carrocerias dianteiras e traseiras produzidas por gigapresses são combinadas com as baterias dos veículos elétricos formando um chassi de três peças.

Uma gigapress 6.100′ que produz uma força de prensa de mais de 6 mil toneladas, com a marca Ford impressa nela, foi montada e estava sendo testada na fábrica da Idra em Travalgiato, perto de Brescia, no norte da Itália, durante um evento do setor organizado pela empresa na terça e quarta-feiras.

Uma prensa ainda maior, a 9.000, o maior e mais novo modelo da Idra — do tamanho de uma casa pequena ou de uma quadra de tênis — estava sendo testada nas proximidades, mas sem o nome do cliente impresso nela.

Uma fonte próxima ao assunto, no entanto, disse que o equipamento seria enviado ao grupo Hyundai, acrescentando que tanto ele quanto o modelo da Ford serão usados inicialmente apenas para fins de pesquisa e desenvolvimento.

A fonte disse que a Idra também está prestes a assinar um contrato de fornecimento de duas prensas 9.000 com uma montadora premium na Europa, o primeiro contrato da Idra com um grupo europeu.

Seis gigapresses estão surgindo agora como o padrão para uma produção anual de 500 mil veículos, acrescentou a fonte.

A Idra já enviou 14 prensas para a Tesla, incluindo duas modelo 9.000 para a produção da picape elétrica Cybertruck, de acordo com fontes e publicações da Tesla nas mídias sociais.

Até o momento, a Idra recebeu encomendas para 25 prensas, sendo que 21 já foram produzidas e enviadas, inclusive para os principais fabricantes de autopeças.

(Por Giulio Piovaccari)

Fonte: Reuters

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