Financiamento imobiliário: como escolher o melhor?
Anúncios
O financiamento imobiliário é o que torna possível que conquistemos a nossa casa própria, e como sabemos ter a casa própria é um sinal de independência e início da construção da nossa família.
Se você está nesse momento e não sabe como escolher o melhor financiamento imobiliário eu vou te ajudar.
Reuni aqui as principais considerações que você deve ter antes de escolher pelo banco que solicitará o financiamento imobiliário, mas antes disso, resolvi explicar como essa modalidade de compra funciona.
Financiamento imobiliário explicado
A lógica do financiamento imobiliário é fácil de ser entendida.
Você basicamente estará comprando um imóvel com recursos de terceiro e nesse caso os recursos são do banco.
O imóvel estará sendo pago a vista pelo banco e você paga o financiamento mensalmente, por meio de parcelas com tempo de duração pré determinado.
O valor do financiamento é o valor usado para compra do imóvel acrescido pelas taxas de juros e seguro.
O financiamento imobiliário funciona da seguinte forma: Você escolhe o imóvel que deseja adquirir.
Pode ser tanto um imóvel novo, usado, quanto um imóvel na planta. Não importa.
Ao escolher o imóvel você vai atrás do financiamento imobiliário e vê qual o valor máximo que pode ser financiado.
Alguns empreendimentos permitem que o financiamento contemple o valor total do bem.
Alguns não, e nesse caso é preciso que você arque com a diferença que não pode ser financiada.
Tendo escolhido o imóvel e visto quanto dele pode ser financiado é hora de fazer uma simulação do financiamento imobiliário para ver qual será o valor das parcelas mensalmente pagas por você.
Se as parcelas cabem no seu bolso e você está decidido a adquirir o imóvel é hora de fechar o negócio.
Vamos ver agora o que considerar na hora de determinar qual a empresa ou banco no qual você vai efetivar o financiamento?
O financiamento imobiliário é uma prática comum em muitos bancos e para atrair seus clientes cada um deles apresenta diferenças que precisam ser de conhecimento do comprador para garantir o melhor negócio.
O que considerar para escolher o melhor financiamento imobiliário?
Taxa de juros não deve ser um fator decisivo
É claro que a taxa de juros que você pagará no seu financiamento é muito importante, mas ela não deve ser a única coisa a ser levada em consideração na hora da escolha.
Outros fatores devem fazer parte da sua avaliação como, por exemplo, o tempo para quitação do financiamento, e eventuais programas que podem conforme o pagamento é feito em dia, reduzir o valor das parcelas finais.
Tenha os mesmos parâmetros para nortear a sua avaliação
De fato, para avaliar quais simulações de financiamento imobiliário apresentaram melhor vantagem para você tenha como base os mesmos parâmetros de comparação.
Por exemplo, o valor financiado por cada banco, o tempo para quitação do financiamento, tão como a taxa de juros cobrada.
Um ponto interessante que pode fazer a diferença aqui é ver se alguma das instituições cobre as despesas legais para a compra do imóvel, como, por exemplo, o pagamento do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis, o famoso ITBI, que é uma taxa que deve ser paga no processo de compra e venda de imóveis e deve ser liquidado antes da negociação.
Tenha em mente os pré-requisitos necessários para contratar o financiamento: mesmo que você esteja apenas realizando a simulação do financiamento imobiliário avalie o que o banco pede de pré-requisito para que você possa contratar o financiamento da instituição.
De fato, alguns bancos oferecem uma taxa melhor para o comprador se o mesmo fizer a abertura de um conta corrente na instituição financeira e realizar a portabilidade do seu salário para o banco em questão.
Até ai tudo bem, mas é preciso que você considere que para ter uma conta em qualquer instituição financeira atualmente custa de trinta e cinquenta reais, a depender dos serviços atrelados a conta.
Esses valores devem ser acrescidos a parcela do seu financiamento para fim de comparação com o valor final de outras instituições.
Qual o valor para a avaliação do imóvel
De fato, a avaliação do imóvel é feita pelo banco para determinar qual o valor máximo que pode ser financiado.
É um procedimento comum e cada banco cobra um valor diferente para realizar a avaliação do imóvel.
Esse fator também deve ser considerado por você quando estiver avaliando a melhor opção para fechar o financiamento imobiliário da sua casa própria.
O valor do seguro cobrado no financiamento
Aqui não importa se você está apenas fazendo a simulação de financiamento imobiliário.
Considere o valor do seguro de cada uma das instituições, uma vez que alguns bancos podem apresentar uma taxa de juros melhor e um valor de parcela menor, mas atrelado a um seguro alto.
Veja bem, toda compra de imóvel está associada a dois seguros, são eles: o MIP (Morte e Invalidez Permanente) e o DFI (Danos Físicos do Imóvel).
Alguns bancos melhoram a taxa cobrada, mas elevam o seguro que está atrelado a compra.
Tenha conhecimento dos valores cobrado pelo MIP e pelo DFI para determinar qual a melhor instituição.
Gostou de saber mais sobre como escolher o melhor financiamento imobiliário?
Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
Por Rafael Mansberger – Especialista em crédito – @rafaelmansberger – E-mail: [email protected]