Está com restrição e precisando de dinheiro? Você sabia que pode usar seu celular como garantia de empréstimo? Veja como.

Hoje em dia em nosso país, milhões de pessoas estão com restrição, ou seja, estavam inadimplentes e foram registradas pelas instituições financeiras no cadastro do Serasa, SPC.

Anúncios

Assim sendo, grande parte da população brasileira tem alguma dificuldade em conseguir crédito hoje. Entre janeiro e julho deste ano, a busca por “empréstimos para negativados” aumentou em 200% no Google na comparação com o ano passado.

Fonte: Google

Desse modo, um segmento de mercado que atende, entre outros, esse público vem crescendo no Brasil: o empréstimo com garantia de celular.

Essa modalidade de empréstimo é relativamente nova e iremos detalhar como funciona, quais os custos para obter um microcrédito desse tipo. Vamos ver?

O que é o empréstimo com garantia de celular?

Na prática, o empréstimo com garantia de celular funciona como um microcrédito para pessoas físicas e que tem algumas características principais.

A primeira, naturalmente, é que o ativo de garantia é um smartphone e não um carro ou um casa, por exemplo, ou seja a pessoa interessada passará por uma análise de crédito, mas seu ativo é o próprio celular.

Como funciona o empréstimo?

A lógica para tomar o empréstimo pelas empresas que fazem esse tipo de negociação é bem semelhante: tudo completamente digital, e, a partir da aprovação, o cliente tem acesso ao dinheiro em cerca de um dia, e em alguns casos em menos de uma hora.

Funciona assim:

  • Usuário acessa o site ou o app da empresa, seleciona a opção com garantia de celular;
  • Indica o valor que deseja/precisa;
  • Preenche um cadastro com dados pessoais (precisa informar o RG e CPF) e renda (é necessário ter uma conta corrente), necessários para a análise de crédito;
  • É avisado se foi aprovado ou não perante as condições que informou; se foi aprovado assina o contrato (digitalmente);
  • Instala um aplicativo de segurança e monitoramento no celular que será usado de garantia;
  • Finaliza o processo de contratação;
  • Liberação do dinheiro;

Uma das maiores vantagens desse empréstimo, é a pessoa conseguir fazer tudo usando o celular e ter acesso a um crédito de maneira facilitada — já que não é necessário ter um histórico de crédito impecável para conseguir o dinheiro.

No caso das empresas que fazem a intermediação desse empréstimo como a FinanZero e o Bom para Crédito, a partir do momento que o cliente assina o contrato ele é redirecionado ao suporte da empresa que presta o serviço diretamente.

Na Super Sim, a resposta sobre a aprovação ou não chega em média em 80 minutos, e o dinheiro cai na conta do cliente dentro de 30 minutos em média. Na Brelo, entre aprovação e liberação do valor o processo dura cerca de 24 horas.

Para pagar, via de regra, o consumidor emite um boleto direto no app que instalou durante o processo de aquisição do empréstimo e efetua o pagamento em alguma instituição financeira ou de pagamento.

Como funciona a questão da recuperação da garantia?

Diferentemente de uma casa ou de um carro, que são empréstimos com garantias mais conhecidos e mais simples de se imaginar o que acontece se o cliente ficar inadimplente, ao tomar um empréstimo dando o celular de garantia, os riscos do ponto de vista do credor são maiores.

Na prática, se o cliente deixar de pagar, ele receberá uma visita em casa para que ele entregue o aparelho? No geral, não.

As empresas que trabalham com esse tipo de serviço possuem uma tecnologia de monitoramento, por meio do app citado no passo a passo do funcionamento, e em vez de pegar o celular da pessoa em caso de inadimplência há um bloqueio do aparelho de forma remota.

Portanto, se você está negativado e busca por um empréstimo com rápida aprovação e liberação do dinheiro, essa é uma excelente aposta.

→ LEIA TAMBÉM: Cartão de crédito Credicard: Inúmeras vantagens e alta aprovação de pessoas com score baixo ou com pendências no nome. 

Espera...