Demais programas liberados pelo governo federal.
Veja abaixo, os demais programas liberados pelo Governo Federal, para você solicitar ainda hoje!
Anúncios
→ Carteira do Idoso:
Idosos com mais de 60 anos de idade tem direito a esse benefício chamado Carteira do Idoso.
Com ela, o beneficiário tem no mínimo 50% de desconto em viagens de ônibus em linhas interestaduais e, há diversos casos, em que é possível viajar gratuitamente.
Porém, para ter acesso ao desconto é necessário fazer uma inscrição prévia no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da sua cidade, há também outros meios, como:
Como emitir a Carteira do Idoso pela internet:
Os interessados podem emitir a carteira em uma das unidades do CRAS ou através do site oficial. Em qualquer um dos atendimentos é preciso informar o NIS, criado anteriormente.
Veja como fazer o pedido online:
1- Acesse o site da Carteira do Idoso
Entre em https://carteiraidoso.cidadania.gov.br/. e selecione “Emitir Carteira da pessoa Idosa”.
2 – Faça o login na conta gov.br
O passo seguinte é fazer a identificação pessoal a partir da conta gov.br e de um dos métodos oferecidos: CPF, QR code, via bancos credenciados ou certificados digitais.
3 – Faça o pedido
Depois de fazer o login aparece uma tela que pede autorização para uso dos dados. Clique em autorizar.
→ FGTS Emergencial:
Este benefício foi criado também para amparar trabalhadores durante a pandemia.
Porém, diferente do auxílio emergencial, o FGTS emergencial pode ser sacado por qualquer pessoa que possua conta no Fundo de Garantia.
O governo permitiu retiradas de até R$ 1.045,00 mesmo para quem tem mais de uma conta.
Para ter acesso ao benefício, é necessário que o trabalhador também tenha saldo positivo em sua conta do FGTS e não tenha realizado nenhum saque no Fundo de Garantia pelo mesmo motivo em um período inferior a 12 meses.
→ Benefício de Prestação Continuada (BPC):
São pagamentos de um salário mínimo para pessoas com deficiência ou com mais de 65 anos de idade que não possuam nenhum meio de sustento.
Contudo, para receber, o critério é de que a renda familiar seja igual ou inferior a ¼ do salário mínimo vigente. O requerimento é feito pelo site do INSS.
→ Abono salarial:
O abono salarial é um benefício voltado ao trabalhador formal que recebe até dois salários mínimos e trabalhou com carteira assinada por ao menos 30 dias ao longo de um ano.
Ele é uma espécie de “14.º salário”. O valor é proporcional ao tempo de emprego – quem trabalhou com carteira assinada por 12 meses no ano anterior ganha o benefício máximo, de um salário mínimo.
→ Casa Verde e Amarela:
O Casa Verde e Amarela é o novo programa habitacional que vai substituir o Minha Casa, Minha Vida, criado em 2009, no governo Lula.
Além da construção de moradias populares, o programa reformulado tem como focos a regularização fundiária, melhoria habitacional e taxas de juros reduzidas para a população de baixa renda.
A expectativa do Ministério do Desenvolvimento Regional é de atingir 1,6 milhão de famílias até 2024, o que representa um incremento de 350 mil em relação ao antigo programa.
Acesso aos benefícios pelo Cadastro Único:
Grande parte dos benefícios sociais do governo estão relacionados ao Cadastro Único (CadÚnico). Ele é uma base de dados do governo federal que reúne informações sobre as famílias de baixa renda.
Para fazer seu cadastro é preciso ter renda total de até três salários mínimos ou renda por pessoa de até meio salário mínimo.
Para ter mais informações de como se inscrever no CadÚnico, basta acessar o site do governo.
Esperamos tê-lo ajudado, até a próxima!