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PASSO 7: VALOR DO SEU PRODUTO OU SERVIÇO

Para definir o preço adequado de venda de um produto ou serviço você precisa analisar o equilíbrio entre o preço de mercado e o valor dos seus custos e despesas totais. O valor do seu produto deve igual ao custo das matérias primas ou hora de serviço, somado às despesas variáveis e fixas para realizar uma venda.

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Para ajudar a entender o cálculo da venda de um produto, vamos continuar com o exemplo da confeitaria e pensar em como colocar na prática esse cálculo dos gastos envolvidos na produção e venda dos produtos.

De forma prática e rápida, você calculou que os ingredientes de um bolo somam R$ 10,00 e o valor proporcional do salário da profissional que irá produzi-lo seja R$ 5,00.

Além desses valores, você tem despesas com impostos e as despesas físicas proporcionais para essa produção (água, luz, gás, energia elétrica, aluguel…) que resultam no valor de R$ 5,00.

Os valores gastos na venda devem considerar o salário da atendente do balcão e a atendente do caixa, somando então mais R$ 5,00.

O valor desse bolo seria então R$25,00 sem considerar o lucro que você precisa ter, inclusive para reinvestir na confeitaria.

INGREDIENTES: R$ 10,00
PROPORCIONAL DA CONFEITEIRA: R$ 5,00
DESPESAS: R$ 5,00
GASTOS FIXOS: R$ 5,00

TOTAL (SEM LUCRO): R$ 25,00

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Então como definir os lucros? Vamos supor que seus concorrentes vendem o bolo à R$ 40,00 mas você está abrindo agora, quer conquistar os clientes, oferecer um preço um pouco mais competitivo.

Se você vender seu bolo por R$ 35,00, ainda terá uma margem de lucro de 40%, conseguindo cobrir todos os valores gastos para a sua produção e venda.

A questão de definição do valor para seu produto e serviço seria isso.

Espera...