Curso: 10 passos para ter um negócio online.

PASSO 2: DEFINIR O DOMÍNIO

Agora que você já definiu o nicho do seu negócio, vamos partir para um passo também muito importante: definir o domínio do seu site. A parte do domínio é uma das mais importantes para seu negócio. Já vimos muitas pessoas cometendo erros muito delicados ao escolher o nome do seu site, mas não se preocupe, vamos te ajudar!

Anúncios

Google

Esse ponto é muitíssimo importante, porque é nesta etapa que você escolhe o endereço que levará o cliente até a página da sua empresa. Portanto, nada melhor do que pensar em um domínio criativo, de fácil memorização e eficiente para aparecer nos mecanismos de busca, não é mesmo?

Falando em busca, aqui vai a primeira dica para quem está analisando nomes para o endereço da loja virtual: tente pensar com a cabeça do cliente. Sabendo como as pessoas buscam por produtos ou serviços, você descobre ótimas opções de nomes para o seu negócio na internet.

Agora, vamos às dicas para que você possa colocar seu negócio para funcionar o quanto antes!

Google

Escolha um bom nome

Em geral, o nome do seu negócio será usado no registro do seu domínio. Por isso, quando for fazer essa escolha, evite copiar ideias alheias, o que pode confundir o seu usuário.

Uma dica é acessar o site Registro.BR e pesquisar se o domínio desejável está disponível. Por lá, você também consegue sondar se já existem nomes similares ao seu.

Não complique

Quanto mais fácil for a sua URL, mais as pessoas irão lembrar dela. Por isso, evite nomes em inglês, longos ou com números. Claro que essas dicas não são regras e você pode adequá-las à sua realidade.

Google

Escolha um nome que tenha algo a ver com seu nicho

Associe o seu nome aos produtos que serão vendidos na sua loja virtual! Essa é uma das principais estratégias de marketing de todos os tempos, independente do tempo e das mudanças tecnológicas.

É sempre aconselhável que o domínio carregue a essência do negócio e leve à pessoa uma noção imediata do que está sendo vendido. Se você ver o site por exemplo: www.belezanaweb.com.br, com certeza você visualizará produtos ou serviços relacionados a beleza, cosméticos.

Escolha palavras assertivas. Como assim? Isso não vai confundir o meu cliente? Não, fique tranquilo! Essa dica tem mais a ver com oportunidade. Veja abaixo:

Quando você busca por lojas de tênis, é bem provável que você digitará no Google algo como: “lojas virtuais de roupas” ou “comprar roupas online”. Nesse caso, ter o substantivo “roupas” em seu nome e domínio pode trazer muitos clientes ao seu site, esse que, provavelmente, não iriam conhecer o seu e-commerce de outra maneira.

Faça buscas no Google e vá percebendo quais são os termos mais procurados na sua área de atuação.

Não use assentos

Para o registro do seu domínio não são aceitos acentos e caracteres. Isso é bastante importante, já que muitas pessoas não sabem desse detalhe e acabam batendo cabeça na hora de registrar um site.

Vamos para o próximo passo?

Espera...