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PASSO 9: EXPANDIR O NEGÓCIO

Agora que seu negócio já está em andamento e com um faturamento bom, é hora de pensar em como expandi-lo e aumentar os seus ganhos.

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Veja algumas dicas que separamos para você!

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Saiba aonde quer chegar: Saber aonde quer chegar é o primeiro passo para uma expansão bem sucedida. Imagine arrumar uma mala sem saber o destino da viagem. De nada adianta sair com uma mala se não se sabe qual o destino! A mesma teoria pode ser usada para expansão. É pouco provável que chegue em algum lugar sem saber para onde vai, não é mesmo?!

Para ajudar, você poderá responder com essas três perguntinhas simples:

Onde estou? – Defina o que sua empresa faz;
Para onde quero ir? – Imagine sua empresa a curto prazo (1 ano) de maneira até ambiciosa e relacione a ideia com a satisfação dos clientes;
Como chegar lá? – Defina um plano de ação para conduzir sua empresa por esse caminho.
Tendo essas respostas, já começou a elaborar o planejamento estratégico da sua expansão. Esse plano será o diferencial para o sucesso do crescimento da sua empresa.

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Faça um bom plano de Marketing: É importante que sua empresa consiga planejar como seu negócio vai se posicionar daqui para frente. Para isso, é essencial o investimento em Marketing.

É através dele que é possível aumentar as vendas, captar novos clientes, desenvolver estratégias de comunicação e chegar ao seu objetivo: o crescimento.

Sendo assim, compreenda como sua empresa atuará no mercado e para as mudanças que estão por vir, identifique tendências e oportunidades, a fim de criar vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes.

Invista em presença digital: A pandemia trouxe um novo olhar para as empresas e como elas se relacionam com seus clientes.

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As redes sociais acabaram se tornando uma das mais poderosas ferramentas de comunicação para os empreendedores de pequenos negócios, já que é através dela que se consegue ter acesso a um público muito segmentado e divulgar sua marca, potencializando seu alcance e também seu crescimento.

Faça boas parcerias: O crescimento, muitas vezes, é um esforço coletivo e em algumas situações, expandir o seu negócio não precisa ser realizado de forma solitária.

As parcerias podem ser um bom caminho para crescimento e expansão. Pesquise por empresas que possuam sinergia com o seu negócio e pense sempre em parcerias “ganha-ganha”, na qual é a situação em que os dois lados saem ganhando.

Faça um planejamento financeiro: Para que tudo isso seja executado e alcance o objetivo principal que é a expansão, sem que haja comprometimentos e impactos financeiros, é necessário um bom planejamento financeiro. Afinal, tudo isso só poderá acontecer se existir recursos.

Levante todos os custos envolvidos e qual é a expectativa de aumento nas receitas. Calcule a previsão do fluxo de caixa para os próximos meses e veja se a expansão poderá ser bancada com o caixa da empresa ou se será necessário alguma linha de financiamento.

Espera...