Cruise, da GM, faz recall de 950 carros autônomos após acidente envolvendo pedestre
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Cruise, da GM, Faz Recall de 950 Veículos Autônomos Após Acidente Grave nos EUA
A Cruise, divisão de direção autônoma da General Motors, anunciou nesta quarta-feira (8) um recall de 950 veículos sem motorista nos Estados Unidos, após um acidente grave envolvendo um de seus “robotáxis” em San Francisco. A empresa ainda sinalizou que novos recalls devem ocorrer futuramente.
O recall foi oficializado em comunicado à Administração Nacional de Segurança no Trânsito nas Estradas dos EUA (NHTSA) e envolve uma falha no subsistema de detecção de colisão do software Cruise Automated Driving Systems (ADS). Segundo a empresa, o sistema pode responder de maneira inadequada após um acidente, o que representa risco potencial à segurança.
Entenda o Acidente que Motivou o Recall
O incidente ocorreu no mês passado, quando um pedestre foi atropelado por um carro convencional e arremessado para outra faixa, sendo então atingido por um robotáxi da Cruise, que não conseguiu parar a tempo. O veículo chegou a arrastar o pedestre por alguns metros, agravando o estado da vítima. O caso chamou atenção das autoridades e levou à suspensão da licença da empresa na Califórnia.
De acordo com a Cruise, o recall trata especificamente de situações em que, após um impacto, o sistema pode ordenar que o carro continue se movimentando para sair do tráfego, quando o mais seguro seria permanecer parado no local do acidente.
Impactos Operacionais e Decisões da Empresa
Desde o acidente, a Cruise tem enfrentado pressão crescente de reguladores, legisladores e do público, o que levou à suspensão voluntária de todas as operações comerciais nos EUA. Em resposta à crise:
- A empresa anunciou na segunda-feira (6) a suspensão temporária da produção do Cruise Origin, modelo totalmente autônomo e sem volante ou pedais.
- A Cruise está reavaliando sua estratégia de crescimento e segurança, com ênfase em melhorias tecnológicas e institucionais.
Consequências para o Setor de Veículos Autônomos
O episódio representa mais um revés para a indústria de veículos autônomos, que já enfrenta desafios técnicos, regulatórios e de confiança pública. A situação da Cruise — até recentemente uma das líderes do setor — levanta preocupações sobre a maturidade dos sistemas de direção automatizada em ambientes urbanos complexos.
Enquanto empresas como Waymo (da Alphabet) avançam em operações limitadas, o recall da Cruise evidencia que a confiança no comportamento dos veículos em situações imprevisíveis ainda é uma barreira importante para a consolidação da mobilidade autônoma.
A General Motors, controladora da Cruise, ainda não comentou oficialmente os impactos financeiros da suspensão de operações e do recall, mas os desdobramentos podem afetar o cronograma e a viabilidade de seus planos de expansão no setor de veículos autônomos nos próximos anos.
Fonte: Reuters