Inúmeras pessoas tomam vacinas vencidas contra Covid, descubra se você é um deles.

Uma média de 26 mil doses da vacina AstraZeneca vencidas, foram aplicadas em inúmeros brasileiros na campanha de vacinação conta o Covid-19, o que compromete totalmente a eficácia das mesmas.

Anúncios

Fonte: Envato

Até o último dia 19 de Junho, as vacinas com o prazo de validade expirado, foram utilizados na população brasileira, a média é de 1.532 municípios terem feito uso dos imunizantes vencidos.

A cidade que mais teve uso das vacinas vencidas foi Maringá, no Paraná, a cidade vacinou uma média de 3.536 pessoas com a AstraZeneca fora da validade, no caso a primeira dose que a população tomou, ou seja, todos estão desprotegidos.

Depois de Maringá, as cidades que mais tiveram aplicações de vacinas vencidas foram: Belém (PA), com 2.673, São Paulo (SP), com 996, Nilópolis (RJ), com 852, e Salvador (BA), com 824. As demais cidades aplicaram menos de 700 vacinas vencidas, sendo que a maioria não passou de dez doses.

Portanto, confira abaixo, se você se inclui nesse grupo que tomou a vacina, mas infelizmente, está desprotegido totalmente contra o vírus.

Fonte: Google

O que fazer se você tomou o lote de vacinas vencidas:

Caso você tenha recebido vacina da AstraZeneca de um dos oito lotes após a data de vencimento, procure um posto de saúde com sua carteira de vacinação para registro do erro vacinal e para receber orientações

Além disso, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, quem tomou imunizante vencido precisa se revacinar pelo menos 28 dias depois de ter recebido a dose administrada equivocadamente. Na prática, é como se a pessoa não tivesse se vacinado.

Espera...