Publicidade

Comprar ou Alugar um imóvel? Qual a melhor opção?

Saiba quais são os principais pontos que você deve considerar antes de decidir comprar ou alugar um imóvel!

Por:

Fonte: Google
Publicidade

Você ainda tem tem dúvidas sobre esse tema?

Imóvel x investimento

Sabemos hoje em dia que a grande maioria dos brasileiros tem o mesmo sonho.

O sonho da casa própria, porém também possuem a mesma dúvida.

Devemos comprar ou alugar? O que é mais rentável?

Alugar um imóvel e “fugir” da responsabilidade de pagar um financiamento em inúmeros meses, ou investir em algo que será seu para o resto da sua vida?

O que fazer com seu dinheiro em longo prazo?

A ideia dessa publicação não é fazer com que ninguém desista do seu sonho, porém o importante é deixar seu objetivo limpo e sem criar polêmicas.

E lembrando também que a decisão final sempre será sua, independente do que estiver escrito nesse texto.

Comprar ou alugar um imóvel?

Todos nós crescemos com um ensinamento de gerações onde nossos pais diziam o quanto sempre foi importante seguir basicamente um passo a passo de estudar, se formar, trabalhar, comprar uma casa e formar uma família.

Essas sempre são em sua grande maioria as conversas de gerações para gerações, onde a parte de comprar a sua casa própria era a melhor forma de fazer seu patrimônio elevar.

Ah, só vamos lembrar novamente aqui que a intenção desse texto não é falar que isso esta errado, ok?!

Mas você já parou para pensar se nessa sequência a parte de comprar um imóvel esta correta?

Como temos uma cultura onde ter um imóvel é garantia de “pronto venci na minha vida”, muitas pessoas com uma vida financeira estável estão optando por viver pagando aluguéis do que fazer o investimento em sua casa própria.

Imóvel é patrimônio ou investimento?

Quando se compra um imóvel (casa ou apartamento), nossa primeira prioridade é ter que se livrar pra sempre de fiador, calção, imobiliárias etc.

Além é claro de poder fazer tudo aquilo que se tem vontade em sua casa, obras, pinturas e tudo mais.

Se pensarmos na questão de investimento contra retorno financeiro essa historia muda um pouco de contexto, porque o imóvel que você mora não te traz nenhuma rentabilidade, aliás, com o passar do tempo traz “prejuízos” como reformas de encanamentos, fiações etc.

Como uma segurança de ter um local “seu” (caso não seja financiado, pois ainda é do Banco) ele te traz o benefício de tranquilidade, porém caso não alugue um dos seus quartos em aplicativos como o Airbnb para ganhar dinheiro periodicamente ele não trará lucros mensais.

Mas agora você pode falar: “tá, mas o aluguel só traz despesas, afinal além do aluguel eu tenho que pagar condomínio, despesas eventuais, manutenções etc”, mas é justamente nesse ponto que entra o custo de oportunidade.

Custo de Oportunidade

 

Por Rafael Mansberger – Especialista em crédito – @rafaelmansberger – E-mail: [email protected]

Recomenda

Últimas