Como construir a identidade da sua empresa – Curso Completo GRATUITO.

DESCONSTRUINDO A MISSÃO

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A construção da Missão não é um ponto de partida, mas sim uma síntese, elaborada a partir das propostas de valor que decidimos oferecer ao mercado, baseados em nossa avaliação das oportunidades existentes e das competências que acreditamos possuir.

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O DESAFIO É ENCONTRAR UM CONJUNTO COERENTE DE:

  1. Ofertas poderosas que conseguimos entregar com eficácia e rentabilidade;
  2. Que sejam ancoradas em competências superiores;
  3. Que tenham alto valor para um número suficiente de clientes;
  4. E que aumentemos rápido que os competidores a produtividade com que conseguimos entregar, a partir do aprendizado contínuo.

Você pode ter quantas ofertas quiser, mas todas devem ter estas características.

Entregar uma oferta poderosa

Tudo começa com uma oferta poderosa.

A do Ipod era “1000 músicas no seu bolso”. Normalmente não somos tão brilhantes ou sintéticos, mas o princípio se aplica. Você tem que encontrar ofertas que façam muito sentido no contexto em que opera.

Como saber se uma oferta é poderosa? Segundo Steve Jobs, a partir da sua intuição. Mas você pode ser mais humilde e testar suas ideias com potenciais clientes…

Suas ofertas têm que ser ancoradas em competências que você tenha em grau superior à média do mercado. Se não forem, dificilmente terão um preço competitivo. Certamente, nunca obterão preço premium.

Quando a entrega é a partir de competências superiores, você surpreende. Em tempo relativamente curto e com esforço relativamente baixo, você cria um alto grau de satisfação no cliente. Sua produtividade é alta.

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Mas, o mais importante, é que suas competências superiores são uma expressão da sua identidade. Em 1990, Prahalad e Hamel definiram o conceito de Core Competences no artigo da HBR “The Core Competence of the Corporation”, e defenderam que uma empresa deveria manter apenas aquelas competências que fossem essenciais para sua competitividade, aquelas que pudesse executar com maestria, que fossem difíceis de serem copiadas.

A proposição deles é que a empresa deveria ser construída ao redor dessas competências. Todas as outras deveriam ser terceirizadas de quem as executasse com maestria… Pois esse arranjo geraria a cadeia de valor mais competitiva.

Alguma dúvida de que não adianta investir tempo desenvolvendo uma oferta que não tenha mercado? Não adianta desenvolvê-las antes de o mercado estar pronto para comprá-las.

O que não significa que não deva arriscar com ofertas inovadoras, inusitadas, ousa das… Faça-as, teste-as e, se não tiver resposta, guarde-as na gaveta mais algum tempo…

Ou mude a forma de comunicar. Este ponto é essencial. Quando você atua, a partir de suas competências superiores, inova com mais naturalidade, aprende com menos esforço. Você já está na frente.

O desenvolvimento é good to best. Você se torna um alvo móvel para seus competidores e referência para o mercado. Quando tiver terminado de definir as ofertas, escrever a Missão é só um exercício de síntese e redação criativa…

Veja esses bons exemplos:

Walmart: Nós economizamos o dinheiro das pessoas para que elas possam viver melhor!

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Harley Davidson: Nós realizamos sonhos através da experiência do motociclismo…

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Mary Kay: Dar oportunidades ilimitadas às mulheres.

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Ford: Prover mobilidade pessoal para pessoas ao redor do mundo.

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Microsoft: Ajudar pessoas e empresas por todo o mundo a realizar todo o seu potencial.

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Nike: Trazer inspiração e inovação para cada atleta do mundo (você tem um corpo, você é um atleta).

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Espera...