Como construir a identidade da sua empresa – Curso Completo GRATUITO.
O QUE É A IDENTIDADE DA EMPRESA?
Tipicamente os elementos de identidade de uma empresa são sua declaração de Missão, Sua Visão e seus Valores. Só que nenhum empreendedor começa uma empresa com estes elementos claros Eles são a síntese de um conjunto complexo e sutil de premissas mentais, que quase nunca estão explícitas sobre a mesa.
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Peter Drucker, no artigo da Harvard Business Review “The Theory of the Businessrr [i994], as separou em (a) premissas sobre o ambiente, (b) sobre a missão da empresa e (c) sobre as competências essenciais. Ele disse que estas premissas devem ser adequadas à realidade e que elas devem ser adequadas umas às outras em um fit, um arranjo único, de execução.
Este “fit” foi expandido por Michael Porter no artigo da HBR “What is Strategy” [ 1996], que afirmou que estratégia competitiva significa deliberadamente escolher um conjunto específico de atividades que produzem um mix único de valor. Os dois autores enfatizaram a importância de este processo ser explícito e amplamente compreendido pela organização toda.
A construção da Missão é a que requer mais esforço intelectual. Missão se constrói da parte para o todo, entendendo cada uma das propostas de valor que podemos entregar e escolhendo conscientemente aquelas que vamos de fato oferecer. Aqui são feitos os trade-offs que Porter define como essenciais à estratégia, aqueles que limitam proposital mente o que ofertamos. E isto define uma boa discussão sobre Missão:
Embora normalmente tenha um tanto de aspiração na redação da Missão, ela basicamente descreve a nossa razão de existir em um dado contexto — a nossa função no sistema. E ela muda sim com o tempo, ajustando-se continuamente ao fluxo da realidade.
A segunda construção essencial é sobre Valores. Valores não devem conter elementos de aspiração. Valores não são escritos para o mercado. Nossos valores são os nossos inegociáveis.
É a nossa lei, o que pode e o que não pode aqui dentro. Queremos realizar nossa missão e atingir nossa visão, mas não à custa dos nossos valores. Nossos valores são a expressão íntima de nossa identidade e de nossa singularidade.
No começo os valores de uma empresa são os valores de seus donos, e está certo ser assim. Com o tempo, pode ser que os valores da empresa e os dos donos comecem a divergir, e isto também está certo ser assim.
E a terceira construção essencial é a de Visão. Se Valores é quem eu sou e missão é o que eu faço, Visão é o que o eu quero atingir. É o nosso destino. Pode ser ampla e estratosférica ou simples e pautada — gosto mais do segundo tipo.
Visão também se constrói da parte para o todo. Uma visão, para ser realmente útil como um destino a ser alcançado, tem que definir claramente quais são as áreas chaves de resultado na construção deste futuro. A frase final vai ser apenas uma síntese, construída a partir das descrições do estado futuro ideal de cada proposição de valor e de cada competência essencial que decidirmos desenvolver.
Estas descrições norteiam o planejamento estratégico e é em direção a elas que devem apontar todos os objetivos de curto e médio prazo, assim como todos os indicadores usados no dia a dia na gestão do negócio.
Nos próximos capítulos vamos aprofundar esta discussão e analisar alguns exemplos de como a teoria e a prática empresarial andam juntas…