Como as Exchanges de Criptomoedas Estão Investindo em Segurança
Em um ambiente onde a segurança cibernética é uma preocupação crescente, as exchanges de criptomoedas têm liderado o caminho na implementação de medidas de proteção robustas.
Anúncios
A Binance, uma das principais protagonistas desse cenário, serve como exemplo de como a inovação pode fortalecer a segurança no mundo das criptomoedas.
A Abordagem Proativa da Binance
A Binance atua de forma preventiva, com sistemas robustos e rastreamento das transações na blockchain para evitar que maus elementos utilizem a plataforma.
A exchange cripto, que é a maior em volume de negócios de todo mundo, também trabalha em cooperação constante com as autoridades para prevenção de atividades ilícitas e na identificação de criminosos.
Medidas Preventivas Comuns
As corretoras de criptoativos utilizam o armazenamento frio (cold storage), mantendo os fundos dos usuários off-line em carteiras de hardware, a autenticação multifator e as políticas de senha.
Outras estratégias incluem um limite para os valores de saque, com verificações adicionais necessárias caso ultrapasse o limite.
O SAFU da Binance: Proteção Extra
É o caso da Binance, maior provedora global de infraestrutura para o ecossistema blockchain e cripto, que em 2018 criou o Secure Asset Fund for Users (SAFU), um fundo gerenciado pela corretora.
“Na Binance, reconhecemos que o crescimento sustentável e seguro de todo o ecossistema cripto requer parceria e diálogo com as autoridades globais, e eu estou determinado a continuar esse trabalho tão importante nos próximos meses e anos.”, disse Tigran Gambaryan, chefe global de Inteligência e Investigações da Binance.
Rastreabilidade e Cooperação com Autoridades
Como as operações em blockchain são totalmente rastreáveis, a Binance tem um trabalho constante e proativo em parceria com autoridades de aplicação da lei em vários países, incluindo o Brasil, para combater os crimes cibernéticos, prevenir atividades ilícitas e ajudar a levar criminosos à Justiça.
A Importância da Transparência e Rastreamento
A transparência dos registros em blockchains públicas significa que recursos roubados podem ser rastreados, tornando difícil para o hacker escapar impune com os ativos.