Chefe de direitos humanos da ONU pede investigação sobre bombardeio de Israel em Gaza

Khalidi e Gabrielle Tétrault-Farber
Anúncios
AMÃ/GENEBRA (Reuters) – O chefe de direitos humanos da ONU pediu nesta sexta-feira uma investigação sobre o uso de “armas explosivas de alto impacto” por Israel em Gaza, que, segundo ele, está causando destruição indiscriminada no enclave palestino sitiado.
Volker Turk, o alto comissário da Organização das Nações Unidas para os Direitos Humanos, disse que Israel deve pôr fim ao uso de tais armas na área densamente povoada, onde vivem 2,3 milhões de palestinos, metade dos quais foram deslocados pelos combates do último mês.
Turk não foi específico sobre a que armas estava se referindo. Solicitado a comentar, o Exército israelense disse que estava fazendo verificações e que responderia mais tarde.
O bombardeio aéreo, marítimo e terrestre de Israel em Gaza, acompanhado agora por uma invasão terrestre no território, tem como objetivo destruir o grupo militante Hamas, que controla Gaza.
O Hamas matou 1.400 israelenses em um ataque em 7 de outubro, de acordo com os registros israelenses, e a ONU afirmou que a ofensiva envolveu crimes de guerra. O subsequente bombardeio retaliatório de Gaza por Israel matou mais de 10.000 palestinos, de acordo com as autoridades de saúde do enclave.
“O extenso bombardeio israelense em Gaza, incluindo o uso de armas explosivas de alto impacto em áreas densamente povoadas está claramente causando um impacto humanitário e de direitos humanos devastador”, disse Turk em uma coletiva de imprensa durante uma visita à capital da Jordânia, Amã.
“Os ataques devem ser investigados… Temos sérias preocupações de que esses ataques sejam desproporcionais e violem a lei humanitária internacional.”
Israel culpa o Hamas pelas mortes de civis em Gaza, dizendo que o grupo usa a população como escudos humanos e esconde armas e equipamentos ao redor de hospitais, que foram atingidos por bombardeios.
“Qualquer uso de civis e objetos civis por grupos armados palestinos para se protegerem de ataques é uma violação das leis da guerra”, disse Turk. “Mas essa conduta dos grupos armados palestinos não isenta Israel de sua obrigação de garantir que os civis sejam poupados.”
Turk também disse que Israel deve tomar medidas imediatas para proteger os palestinos na Cisjordânia ocupada, onde a violência está aumentando entre palestinos e soldados e colonos israelenses.
Israel prometeu destruir o Hamas e disse que também tem conduzido operações antiterrorismo contra militantes do grupo e outras facções armadas palestinas na Cisjordânia.
Fonte: Reuters