Baidu fez pedido de chip de IA à Huawei, dizem fontes
Anúncios

A Baidu encomendou chips de inteligência artificial da Huawei este ano, disseram duas pessoas familiarizadas com o assunto, aumentando os sinais de que a pressão dos Estados Unidos está estimulando a aceitação chinesa dos produtos da empresa como uma alternativa aos da Nvidia.
Uma das pessoas afirmou que a Baidu, uma das principais empresas de inteligência artificial da China, que opera o grande modelo de linguagem (LLM) Ernie, fez o pedido em agosto, antes das novas regras amplamente antecipadas pelo governo dos EUA que, em outubro, restringiram as exportações de chips e ferramentas de chips para a China, incluindo os da gigante norte-americana de chips Nvidia.
A Baidu encomendou 1.600 chips 910B Ascend AI da Huawei Technologies – que a empresa chinesa desenvolveu como uma alternativa ao chip A100 da Nvidia – para 200 servidores, disse a fonte, acrescentando que, em outubro, a Huawei havia entregue mais de 60% do pedido, ou cerca de 1.000 chips, para a Baidu.
A segunda pessoa afirmou que o valor total do pedido é de aproximadamente 450 milhões de iuanes (61,83 milhões de dólares) e que a Huawei deveria entregar todos os chips até o final deste ano. Ambas as fontes não quiseram ser identificadas porque os detalhes do acordo são confidenciais.
Embora o pedido seja minúsculo em relação aos milhares de chips que as principais empresas chinesas de tecnologia têm encomendado historicamente da Nvidia, as fontes disseram que é significativo, pois mostra como algumas empresas podem se afastar da empresa norte-americana.
A Baidu, juntamente com seus pares chineses como Tencent e Alibaba, tem uma longa tradição de ser cliente fiel da Nvidia, especialmente no que diz respeito ao uso de suas avançadas unidades de processamento gráfico para alimentar suas inovações tecnológicas, incluindo inteligência artificial e processamento de grandes volumes de dados.
Tradicionalmente, a parceria com a Nvidia destacou a confiança da Baidu em tecnologias de ponta para manter sua liderança e competitividade no mercado. No entanto, no cenário em rápida evolução das tecnologias emergentes, a Baidu não era conhecida anteriormente por adquirir chips de inteligência artificial da Huawei, uma marca cada vez mais reconhecida no desenvolvimento de semicondutores inovadores e que tem crescido em prestígio tanto na China quanto no mercado global. Isso destaca como as estratégias de fornecedores da Baidu podem estar se diversificando à medida que o mercado de IA continua a expandir.
(Reportagem de Yelin Mo, Zhang Yan e Brenda Goh)
Fonte: Reuters