Auxílio Brasil: Calendário será antecipado.
Programas do Governo Federal como o Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família) e vale gás estão sendo pagas e amparando milhares de famílias em 2022.
Anúncios
A primeira parcela de ambos os benefícios já foi paga este ano em janeiro, mas o calendário deste mês de fevereiro já está disponível para consulta dos beneficiários. Vamos ver?
No mês de janeiro o governo federal fez o primeiro pagamento para as 3 milhões de novas famílias que ingressaram no programa.
Segundo a pasta da Cidadania, a inclusão dos novos beneficiários zerou a fila de espera do programa até o fim do ano passado.
Ao longo deste ano, novas famílias devem entrar na lista de beneficiários por meio da verificação mensal feita pelo governo.
O calendário de depósito do benefício já é conhecido e no próximo mês, em março, o dinheiro vai cair na conta dos 17,5 milhões de brasileiros alguns dias antes.
As famílias vão continuar recebendo o benefício de R$ 400 com o complemento do benefício extraordinário.
Para facilitar para a maioria das famílias e otimizar o esquema de pagamentos por parte do Ministério da Cidadania junto à Caixa Econômica Federal (CEF), o Governo Federal decidiu unificar os depósitos.
Desse modo, tanto o Auxílio Brasil e vale gás são pagos na mesma data, seguindo o modelo da transferência de renda substituta do Bolsa Família.
Para este ano não foi anunciado novo prazo de inscrição para o Auxílio Brasil, uma vez que todas as famílias já estavam inscritas no Cadastro Único e preenchiam as regras para receber.
Assim sendo, a seleção é feita somente com base nos dados verificados pelo governo.
Além de fazer parte do Cadúnico, a família deve se encaixar nas faixas de rendas determinadas para participar do Auxílio Brasil.
Neste mês de fevereiro, os pagamentos do Auxílio Brasil e vale gás começam no dia 14 fevereiro, e a previsão é para que este cronograma seja concluído no dia 25 do mesmo mês.
O calendário foi estruturado de maneira escalonada com base no dígito final do Número de Identificação Social (NIS) nos últimos dez dias úteis de cada mês. Veja:
Calendário de pagamento:
Para saber em que dia o Auxílio Brasil fica disponível para saque ou crédito em conta bancária, a família deve observar o último dígito do Número de Identificação Social (NIS), impresso no cartão de cada titular, conforme mencionamos anteriormente.
Para cada final do NIS há uma data correspondente.
Quem pode receber o Auxílio Brasil?
O benefício do Auxílio Brasil é destinado as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza inscritas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais). Todavia, também é necessário se enquadrar em outros requisitos para manter o recebimento do abono. Confira a seguir:
- Crianças e adolescentes com idade escolar (entre 6 e 15 anos) devem ter, no mínimo, 85% de presença nas aulas;
- Jovens entre 16 e 17 anos devem ter a frequência mínima escolar igual a 75%;
- Crianças menores de 7 anos precisam estar com as vacinas em dia e devem comparecer ao posto de saúde para realizar o monitoramento e o acompanhamento do crescimento;
- Gestantes devem comparecer às consultas de pré-natal e participar de atividades educativas ofertadas pelo Ministério da Saúde sobre aleitamento materno e alimentação saudável;
- Mulheres 14 a 44 anos de idade devem fazer acompanhamento ginecológico.
Contudo, vale ressaltar que as consultas de aprovados do Auxílio Brasil de fevereiro ainda não estão disponíveis.
De toda forma, o procedimento deve ser realizado no aplicativo Auxílio Brasil ou no site do Cadastro Único, conforme já mencionamos.
Esperamos tê-lo ajudado, até a próxima!