Aumento nas tarifas de energia elétrica atinge consumidores desses estados
A conta de energia elétrica é um dos maiores gastos mensais em uma casa, e infelizmente ficará ainda mais cara para consumidores de alguns estados. Na terça-feira, 11 de julho, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou um novo aumento médio de 10,65% para os clientes da Energisa Sul-Sudeste.
Anúncios
A Energisa Sul-Sudeste é responsável pela distribuição de energia elétrica para 862 mil consumidores em 82 municípios nos estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais.
Como resultado, os clientes desses estados terão que pagar mais em suas contas de luz. Para os consumidores residenciais, que representam 86% do total atendido pela distribuidora, o aumento será de 11,13%. Já os consumidores rurais enfrentarão um aumento de 17,70% em suas contas.
Aprovação de aumentos nas contas de luz
A Aneel aprovou os seguintes reajustes:
- 8,58% para consumidores conectados na alta tensão.
- 11,58% para consumidores conectados na baixa tensão.
- 11,13% para consumidores residenciais; 10,65% de efeito médio para o consumidor.
Essas novas tarifas entram em vigor a partir de hoje, dia 12, e têm validade de um ano.
A justificativa para o aumento incluiu o aumento nos custos de transporte, energia e encargos, além das despesas financeiras da concessionária.
Aqui estão algumas dicas para economizar energia elétrica:
Opte por aparelhos eficientes: Eletrodomésticos antigos podem ser mais resistentes, mas também consomem mais energia. Considere substituí-los por modelos mais eficientes.
Tome banhos mais curtos: Evite tomar banhos demorados, pois isso afeta tanto suas finanças quanto o meio ambiente. Limite seus banhos a no máximo 5 minutos e opte pelo modo verão em dias mais quentes.
Desligue o carregador do celular: Não deixe o carregador do celular na tomada quando não estiver em uso ou após o aparelho estar totalmente carregado. Isso evita desperdício de energia e possíveis acidentes.
Use lâmpadas LED: Substitua as lâmpadas convencionais por lâmpadas LED, que consomem até 80% menos energia.
Passe roupas em lotes: Ao passar roupas, junte o máximo possível de peças e utilize a temperatura adequada para cada tipo de tecido. Para roupas leves, experimente passá-las com o ferro desligado.