Aplicativos de Transporte Lideram em Satisfação entre Usuários Urbanos

No contexto atual de urbanização e avanços tecnológicos, a mobilidade urbana no Brasil vive uma fase de transformações. Uma pesquisa recente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) lançou luz sobre as preferências de transporte dos brasileiros e os investimentos necessários para melhorar a infraestrutura.

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Aplicativos de Transporte Lideram em Satisfação entre Usuários Urbanos. (Foto: reprodução/internet)

Carros de Aplicativo: A Escolha Predileta

Em um curto período desde sua introdução no país, os carros de aplicativo ganharam destaque, com 64% dos brasileiros os avaliando como bons ou ótimos.

Essa aceitação é superior ao dobro da recebida pelos táxis, que teve uma avaliação positiva de apenas 30%. Atrás dos carros de aplicativo, temos o metrô, que é visto de forma positiva por 58% dos entrevistados.

Desafios da Infraestrutura de Transporte

Os dados também evidenciam a necessidade premente de investimentos em mobilidade. O Brasil teria que destinar R$ 295 bilhões até 2042 para elevar a infraestrutura de suas principais regiões metropolitanas aos padrões de cidades líderes na América Latina, como Santiago e Cidade do México. Desse montante, R$ 271 bilhões seriam direcionados para ampliar as linhas de metrô.

O Renascimento da Bicicleta como Meio de Transporte

Outro dado revelador é a crescente utilização de bicicletas. As razões para essa mudança de comportamento incluem: demanda por mais segurança nas vias (39%), anseio pelo respeito dos motoristas (35%), necessidade de mais ciclovias (27%) e melhor sinalização (21%). Além disso, a proximidade de locais de trabalho e estudo e rotas menos íngremes também são fatores determinantes.

Perfil do Uso Diário de Transporte pelos Brasileiros

  • Andar a pé: 78%
  • Carro próprio ou de família: 75%
  • Moto: 60%
  • Bicicleta: 54%
  • Ônibus: 50%
  • Carona e Trem: 37% (cada)
  • Fretados, Van, Carro de aplicativo e Metrô: variando entre 28% e 30%
  • Táxi: 25%
  • Barco: 3%

Essas estatísticas esboçam um panorama diversificado da mobilidade no Brasil, ressaltando a necessidade de uma abordagem integrada e flexível em políticas públicas de transporte.

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