Destaques da semana: saúde de lula, campos neto e declarações do fed
Temas que Devem Impactar os Mercados Nesta Segunda-feira (21)
Nesta segunda-feira, os olhares do mercado se voltam para a segunda prévia do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), que será apresentado pela FGV às 8h. Em seguida, o Relatório Focus trará a visão do mercado sobre diversos indicadores econômicos, com destaque para o PIB, a taxa Selic e o câmbio.
A semana começa também com a novidade do Banco Central: a nova pesquisa Firmus, que ainda está em fase de testes. Essa pesquisa visa captar informações de companhias não financeiras sobre seus negócios e a economia em geral.
Na semana passada, investidores acompanharam atentamente as falas sobre o potencial do governo para equilibrar as contas públicas. Apesar de sinalizações positivas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a visão predominante ainda é de pessimismo em relação ao crescimento sustentável do Brasil.
Na sexta-feira (18), as taxas de juros futuros avançaram novamente. Das 14 sessões de outubro até agora, as taxas subiram em dez delas. No pior momento do dia, às 11h27, a taxa do DI para janeiro de 2030 atingiu 12,99%, com outros vencimentos para 2028 e 2029 também próximos a 13%.
“Estamos claramente no auge do pessimismo recente. Parece exagerado ter taxas em 13% e imaginar uma Selic acima disso, mesmo com a expectativa de inflação desancorada e a deterioração fiscal”, comentou Sueishi. O fluxo vendedor de investimentos no Brasil tem aumentado, refletindo a impaciência dos investidores estrangeiros.
Agenda do Dia
Brasil:
- 8h – IGP-M (segunda prévia)
- 8h25 – Relatório Focus
- 10h – Pesquisa Firmus
- 15h – Balança comercial
EUA:
- 9h55 – Discurso de Lorie Logan, do Fed
- 14h – Discurso de Neel Kashkari, presidente do Fed de Minneapolis
- 18h05 – Discurso de Jeffrey Schmid, presidente do Fed de Kansas City
Eventos e Atualizações
- Palestra de Roberto Campos Neto: O presidente do Banco Central participa de uma palestra em São Paulo, após retornar de férias.
- Café da Manhã de Fernando Haddad: O ministro da Fazenda se encontra com a direção da Bloomberg.
- Lula Cancela Viagem para o BRICS: O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que sofreu um acidente doméstico, participará da cúpula por videoconferência.
Mercado Internacional
Conflito no Oriente Médio: Israel planeja ataques direcionados a locais do Hezbollah no Líbano, enquanto civis são orientados a esvaziar áreas próximas.
Corte de Juros na China: O Banco do Povo da China decidiu cortar as taxas básicas de juros em 0,25 ponto percentual, para 3,1% e 3,6% ao ano.
Política
- Reforma Administrativa: O governo federal pretende criar uma nova legislação para substituir o Decreto-Lei nº 200/1967, visando adequar a administração federal à Constituição.
- Dificuldade do PT nas Eleições: O partido de Lula enfrenta desafios em cidades onde tem candidatos, com dificuldades para herdar votos da eleição de 2022.
- Apagão em São Paulo: Apesar de chuvas moderadas, a Enel registrou faltas de energia em diversos bairros da capital paulista.
Corporativo
Vale (VALE3): O ministro de Minas e Energia confirmou detalhes sobre o acordo de compensação pela tragédia de Mariana, que deverá ser fechado este mês, prevendo R$ 167 bilhões em compensações.
Wilson Sons (PORT3): A companhia anunciou a venda de todas as ações detidas pelo acionista controlador para a MSC, em um negócio avaliado em R$ 4,352 bilhões.