Fiat Grande Panda 2025: Revolução no Automobilismo

O Uno Mille tem uma legião de fãs no Brasil que, até hoje, lamenta a aposentadoria do compacto da Fiat, o primeiro carro popular da história do país.

fiat-grande-panda-2025-revolucao-no-automobilismo
Fiat Grande Panda 2025: Revolução no Automobilismo. (Reprodução/Internet)

Se você se enquadra nesse grupo, pode começar a sorrir, pois a marca italiana apresentou nesta quinta-feira (27) imagens do provável sucessor do ícone: o Grande Panda.

Tratado pela Stellantis como o “novo jogador global da Fiat”, o Grande Panda se inspira no modelo de sucesso na Europa na década de 1980, porém nunca foi vendido no mercado brasileiro. A diferença fundamental, além das linhas mais modernas, está na motorização, que será híbrida ou 100% elétrica.

“A melhor maneira de celebrar os 125 anos da Fiat é escrever as primeiras páginas do nosso futuro, começando com o novo Grande Panda. Este automóvel compacto é baseado em uma plataforma global, dando à marca a oportunidade de expandir seu alcance a nível mundial”, exaltou Olivier François, CEO da Fiat e CMO Global da Stellantis.

De acordo com a marca proprietária da Fiat, o Grande Panda é o primeiro de uma série de carros que serão lançados na família até 2027.

O “novo Uno Mille” será apresentado oficialmente em 11 de julho e chegará primeiro à Europa, Oriente Médio e África, porém, como é um projeto global, não está descartada sua futura venda em países como Brasil, México e Argentina.

Como é o “novo Uno Mille”?

O Fiat Grande Panda foi projetado no centro da marca em Turim, na Itália, e tem como público-alvo famílias que procuram carros que combinem praticidade e eficiência energética.

Considerado um subcompacto, o Grande Panda não é tão grande quanto sugere o nome, pelo menos em relação às suas dimensões.

O carro é produzido na plataforma CMP (a mesma da família do Citroën C3) e possui apenas 3,99 metros de comprimento, abaixo da média da categoria, que é de 4,06 m, porém tem capacidade para transportar até 5 pessoas.

O design externo lembra tanto o antigo Panda quanto os modelos recentes do Uno vendido no Brasil, porém com detalhes que indicam a modernização e evolução do modelo ao longo de mais de quatro décadas de existência lá fora.

As linhas ortogonais criam um visual forte e elegante, enquanto os faróis em LED pixelados combinam com a grade em preto brilhante, também pixelada.

As rodas exclusivas dão um toque futurista, enquanto as luzes diurnas (DRLs) se transformam em indicadores e iluminam alguns dos cubos que aparecem como pixels horizontais dispostos em um padrão de tabuleiro de xadrez.

O Grande Panda virá para o Brasil?

Ainda não há confirmação oficial sobre a presença do Fiat Grande Panda no mercado brasileiro, porém, de acordo com o CEO da Stellantis, a possibilidade existe, pois “não há como a Fiat ser regularmente lucrativa se não unir as linhas europeias com as sul-americanas”.

O executivo foi além e afirmou: “O Grande Panda é perfeitamente adaptado às famílias e à mobilidade urbana em todos os países. É um verdadeiro Fiat”.

Espera...