Como Funcionam os Cartões Pré-Pagos? Saiba Tudo Sobre Essa Modalidade
Além dos tradicionais cartões de crédito e de débito existe uma outra categoria de cartões que vem ganhando cada vez mais espaço: o cartão pré-pago.
Anúncios
Apesar do seu crescimento no mercado, muitas pessoas ainda desconhecem os benefícios do cartão pré-pago e acreditam que ele não sirva para muita coisa – afinal, diferentemente do cartão de crédito tradicional, não há limite de crédito. Mas, a sua vantagem de não precisar se preocupar com juros altos ou cair no endividamento, faz valer a pena conhecer mais sobre esse tipo de cartão.
Nos próximos tópicos, a For Money vai tirar suas principais dúvidas sobre como funcionam os cartões pré-pagos, para que você possa tirar de vez a ideia de que ele não serve para nada, e possa aproveitar os seus benefícios.
O que é cartão pré-pago?
O cartão pré-pago assemelha-se com um cartão de crédito normal, também necessitando ser passado na maquininha e autorizado com senha pessoal. A sua diferença está no meio de pagamento, que dispensa a fatura mensal, e depende de pagamento prévio.
Na prática, ele se parece com a recarga de um celular. Para usar serviços como dados de internet e fazer ligações, precisamos colocar créditos no celular – ou então não poderemos usar tais serviços.
O cartão pré-pago funciona da mesma forma. Você precisa recarregá-lo para usar o valor depositado nele. Todas as futuras transações serão descontadas automaticamente do saldo colocado até que ele acabe. Quando terminar, basta depositar outra quantia novamente.
Como funciona o cartão pré-pago?
O funcionamento do cartão pré-pago não tem segredos. A regra básica é que você precisa de saldo para realizar as suas compras e não há crédito livre, como nos cartões tradicionais. Na hora da compra, basta informar a função crédito, inserir o cartão na máquina e colocar a sua senha.
Na internet, o mesmo: selecionar opção “crédito” e informar os dados solicitados do cartão. O único detalhe é que essa modalidade de cartão não possibilita o parcelamento de compras. Portanto, apesar de ser usado como um cartão de crédito, na prática ele funciona como o cartão de débito.
Informações como saldos e extrato podem ser consultados no aplicativo ou via site do cartão pré-pago.
Como recarregar?
É possível recarregar o cartão pré-pago de diversas formas. Veja as principais:
- Boleto bancário
Por meio do próprio aplicativo do seu cartão pré-pago, é possível gerar um boleto com o valor que você quiser. Depois, basta pagá-lo em qualquer casa lotérica, banco (presencialmente ou pelo internet banking) e entre outros.
- Débito em conta
Algumas instituições financeiras permitem que você recarregue o seu cartão usando o saldo que você tem disponível na sua conta – podendo ser da mesma instituição ou outra.
- Depósito
Se você preferir, também dá para colocar créditos no seu cartão através do depósito, normalmente feito na boca do caixa no banco. Basta informar os dados da conta e o CPF do titular.
Quais os benefícios?
As vantagens de usar o pré-pago são várias, mas vamos destacar as principais:
- Facilidade nas compras e em assinaturas pela internet, principalmente em serviços de streaming, como a Netflix;
- Mais segurança por não precisar carregar dinheiro físico na carteira;
- Maior controle financeiro, pois é o próprio usuário que define previamente o limite;
- Evita endividamento em parcelamentos que viram bola de neve;
- Não precisa de análise de crédito a partir de órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e SERASA;
- Tarifas e taxas mais baixas comparadas aos cartões tradicionais.
Onde o cartão pré-pago pode ser usado?
Assim como as outras modalidades de cartão de crédito e débito, o pré-pago pode ser utilizado na maioria dos estabelecimentos, desde que ele aceita a bandeira do cartão. Lembrando que as bandeiras mais comuns são Visa, Mastercard, American Express e Elo.
Os serviços que só aceitam cartão como forma de pagamento também podem ser pagos com o pré-pago sem nenhum problema. Exemplos são a Netflix, Uber, Spotify e entre outros.
Agora que você conheceu os benefícios de solicitar um cartão pré-pago, conte abaixo nos comentários o que você achou desse tipo de cartão.
Por Rafael Mansberger – Especialista em crédito – @rafaelmansberger – E-mail: [email protected]