Barkin diz que ainda não está claro se Fed precisará aumentar juros de novo
O presidente do Federal Reserve de Richmond, Thomas Barkin, disse nesta quinta-feira que, embora tenha havido um “progresso real” em relação à inflação, ainda não está claro se o banco central dos Estados Unidos precisará aumentar sua taxa de juros para concluir o trabalho.
Anúncios
“Prevejo algum tipo de desaceleração, pois tenho de acreditar que o impacto líquido de todo esse aperto acabará atingindo a economia com mais força do que tem atingido”, disse Barkin em comentários preparados para serem apresentados em um Webcast da MNI.
“Ainda não se sabe se uma desaceleração que acalme a inflação exigirá mais de nós, e é por isso que defendi nossa decisão de manter os juros em nossa última reunião.”
Na semana passada, o Fed manteve sua taxa de juros na faixa de 5,25% a 5,50%, onde está desde julho, e o chair do Fed, Jerome Powell, disse que não tem certeza se será ou não necessário um aperto maior.
O crescimento econômico surpreendeu a maioria dos analistas com sua força apesar dos aumentos agressivos da taxa de juros pelo Fed e, embora a inflação tenha caído em relação ao seu pico no ano passado, ela ainda está em 3,4% pela medida preferida do Fed, bem acima da meta de 2%.
No entanto, em conversas com líderes empresariais e bancos, disse Barkin, está claro que a economia está desacelerando.
(Reportagem de Ann Saphir)
Fonte: Reuters