Israel iniciará pausas de quatro horas no norte de Gaza, diz Casa Branca


Israel iniciará pausas de quatro horas no norte de Gaza, diz Casa Branca

Israel iniciará pausas de quatro horas no norte de Gaza a partir de quinta-feira para permitir que as pessoas fujam dos ataques, disse a Casa Branca no que chamou de um passo na direção certa.

Anúncios

O porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, John Kirby, afirmou que as pausas surgiram de discussões entre autoridades norte-americanas e israelenses nos últimos dias, incluindo conversas que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, teve com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

Kirby disse que as pausas permitirão que as pessoas saiam do caminho do perigo e para as entregas de ajuda humanitária e poderiam ser usadas como uma forma de retirar os reféns.

“Os israelenses nos disseram que não haverá operações militares nessas áreas durante a pausa, e que esse processo está começando hoje”, afirmou Kirby.

“Entendemos que Israel começará a implementar pausas de quatro horas em áreas do norte de Gaza com um anúncio a ser feito com três horas de antecedência”, disse.

Ele classificou a notícia como um passo na direção certa.

“Acreditamos que esses são os primeiros passos significativos e, obviamente, queremos que eles continuem pelo tempo que for necessário”, acrescentou.

Kirby também disse que um cessar-fogo entre Israel e os militantes do Hamas não está à vista porque isso ajudaria o Hamas e “legitimaria o que eles fizeram em 7 de outubro e nós simplesmente não vamos tolerar isso neste momento”.

Fonte: Reuters

Espera...