Irã alerta que EUA “não serão poupados” se guerra em Gaza continuar



O ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, alertou na Organização das Nações Unidas (ONU) nesta quinta-feira que, se a retaliação de Israel contra os militantes palestinos do Hamas na Faixa de Gaza continuar, os Estados Unidos “não serão poupados do fogo”. 

Anúncios

“Digo francamente aos estadistas americanos, que agora gerem o genocídio na Palestina, que não saudamos (uma) expansão da guerra na região. Mas se o genocídio em Gaza continuar, eles não serão poupados do fogo”, disse o ministro em reunião da Assembleia Geral de 193 membros sobre o Oriente Médio.

Israel prometeu acabar com o Hamas, que governa Gaza, em retaliação ao ataque de 7 de outubro no qual o grupo militante matou 1.400 pessoas em Israel e fez centenas de reféns. Os israeleneses atacaram Gaza pelo ar, impuseram um cerco e preparam uma invasão terrestre. Autoridades palestinas dizem que mais de 7.000 já foram mortos no enclave.

O Hamas disse ao Irã que estava pronto para libertar reféns civis, acrescentando que o mundo deveria pressionar pela libertação de 6.000 palestinos nas prisões israelenses, disse Amirabdollahian.

“A República Islâmica do Irã está pronta a desempenhar o seu papel nesse esforço humanitário muito importante junto com o Catar e a Turquia. Naturalmente, a libertação dos 6.000 prisioneiros palestinos é outra necessidade e responsabilidade da comunidade global”, disse ele.

(Reportagem de Michelle Nichols e Parisa Hafezi) 

Fonte: Reuters

Espera...